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Frente Parlamentar da Agropecuária tem nova diretoria

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Brasília (25/2) - Cerca de 500 lideranças do setor produtivo e autoridades nacionais estiveram presentes à cerimônia de posse da nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), realizada ontem à noite, em Brasília. O encontro contou com a participação de mais de 100 deputados e senadores, além dos ministros Kátia Abreu (Agricultura), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Gilberto Kassab (Cidades) e Pepe Vargas (Relações Institucionais).

O novo presidente é o deputado Marcos Montes (MG), que substitui o parlamentar Luis Carlos Heinze no comando da Frente. Como inovação nos cargos, a FPA passa a contar com coordenadores temáticos, que terão o papel de ser interlocutores políticos das comissões temáticas realizadas periodicamente por entidades do setor, sob a organização do Instituto Pensar Agro (IPA).

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o trabalho da FPA tem sido fundamental para a conquista de marcos regulatórios favoráveis ao desenvolvimento do setor produtivo. “O empenho desses parlamentares é importante não somente nas atividades legislativas, mas também na interlocução do governo e na defesa do setor junto à opinião pública”, comenta Márcio Freitas.

O presidente do Sistema OCB também destacou a importância do alinhamento entre as entidades representantes do setor agropecuário, que é realizado constantemente por meio das reuniões da frente parlamentar. “Temos de destacar a atuação dos deputados e senadores que não medem esforços para atuar em prol da defesa das cooperativas agropecuárias, tendo como parceiros várias entidades do setor, como o Sistema OCB e a nossa Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop)”, comenta Márcio Freitas, acrescentando que muitos integrantes da FPA também compõem a Frencoop.

O cooperativismo também foi representado pelo superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, pela gerente geral, Tânia Zanella, e pela gerente de Relações Institucionais, Fabíola Nader.

DIRETORIA – A mesa diretora da FPA, com mandato entre 2015 e 2016, é composta pelos seguintes integrantes:

Presidente: Dep. Marcos Montes (MG)
Vice-Presidente – Senado: Sen. Ana Amélia (RS)
Vice-Presidente – Câmara: Dep. Nilson Leitão (MT)
Vice-Presidente – Norte: Dep. César Halum (TO)
Vice-Presidente – Centro-Oeste: Dep. Tereza Cristina (MS)
Vice-Presidente – Nordeste: Dep. Raimundo Gomes de Matos (CE)
Vice-Presidente – Sudeste: Dep. Evair de Melo (PV)
Vice-Presidente – Sul: Dep. Alceu Moreira (RS)
Coord. Político – Senado: Sen. Waldemir Moka (MS)
Coord. Político – Câmara: Dep. Giacobo (PR)
Coord. Jurídico: Dep. Osmar Serraglio (PR)
Coord. Institucional: Dep. Jerônimo Goergen (RS)
Secretário: Dep. Josué Bengtson (PA)
Coord. da Comissão de Meio Ambiente: Dep. Giovanni Cherini (RS)
Coord. da Comissão de Direto de Propriedade: Dep. Valdir Colatto (SC)
Coord. da Comissão de Política Agrícola: Dep. Roberto Balestra (GO)
Coord. da Comissão de Defesa Sanitária: Dep. Onyx Lorenzoni (RS)
Coord. da Comissão de Infraestrutura e Logística: Dep. Adilton Sachetti (MT)
Coord. da Comissão Trabalhista: Dep. Nelson Marquezelli (SP)

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Atletas de Mendes recebem homenagens do cooperativismo

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Mendes (25/2) – O Sistema OCB/RJ, por meio dos setores de Promoção Social e Monitoramento, apoiou o Dia do Atleta Mendense, promovido em 20 de fevereiro pelo Sicoob Cremendes. A premiação foi realizada na sede do Sicoob Cremendes, na cidade de Mendes (Sul Fluminense), e homenageou os atletas locais que se destacaram em competições nacionais e internacionais.

A solenidade foi idealizada pela Liga Mendense de Desportos e pelo Sicoob Cremendes. Foram distribuídas 100 medalhas para atletas e equipes que se destacaram em diversas modalidades esportivas, como futsal, jiu jitsu, ciclismo e mountain bike.

O presidente da Liga Mendense de Desporto, José Geraldo, agradeceu a parceria da cooperativa e do Sistema OCB/RJ. “Só tenho que agradecer a todos que participaram dessa ação de valorização dos atletas. Teremos ainda mais resultados positivos com esse apoio”, comentou.

O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, afirmou que o apoio é mais uma forma de mostrar que o cooperativismo está unido ao esporte brasileiro. “Existem vários exemplos de cooperativas que apoiam times e torneios, marcando presença do cooperativismo nos estádios, autódromos e em outros espaços esportivos. O Rio de Janeiro está neste caminho de apoiar cada vez mais os nossos atletas”, disse.

O secretário de Administração de Mendes, Walace Francisquinho, também esteve presente e comentou que estão sendo realizados investimentos locais para o desenvolvimento de jovens e adolescentes nos esportes. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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CRISE DO TRANSPORTE: Cooperativistas se reúnem com governo para encontrar solução a prejuízos

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Reunião está marcada para logo mais e contará com lideranças de todo o setor produtivo

Brasília (24/2) – Representantes do setor produtivo se reunirão ainda hoje com os ministros Miguel Rossetto (Secretaria Geral da Presidência da República) e Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para tentar encontrar uma solução aos graves problemas enfrentados pelo setor produtivo, em decorrência da série de paralisações dos transportadores rodoviários de cargas. O movimento cooperativista está representado pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e pelo diretor da OCB, Marcos Antônio Zordan.

No fim desta tarde, representantes do Sistema OCB, da Confederação Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Agricultura, da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação da Indústria de Laticínios Brasileira (Viva Lácteos) se reuniram para elaborar um documento que evidencie o impacto econômico e produtivo das manifestações dos caminhoneiros. Representantes dos ministérios dos Transportes, da Casa Civil e da Agricultura também participaram da reunião.

COOPERATIVAS – Enquanto os transportadores buscam, por meio de paralizações, reduzir seus impactos econômicos negativos, as cooperativas agropecuárias acumulam prejuízos milionários a cada dia de paralisação, que atinge principalmente cooperativas do Ramo Agropecuário, prejudicando os setores de grãos, carnes (suínos e aves) e leite.

PARANÁ - Segundo dados da Confederação das Cooperativas Centrais Agropecuárias do Paraná Ltda (Confepar) os bloqueios estão sendo feitos tanto em estradas a asfaltadas, quanto nas de terra. Com isso, há diversos caminhões presos e mais de 40 bitrens vazios parados. Devido à falta de acesso dos caminhões de coleta, o serviço foi suspenso e o produto acumula nas fazendas.

RAIO X – Na cidade de Cascavel, havia, hoje de manhã, mais de 200 mil litros de leite em estoque crítico. Em Pato Branco havia 150 mil litros concentrados e 100 mil litros crus; ontem foram descartados 35 mil litros azedos, proveniente de Pitanga/PR; Nos estados de SC e RS as coletas foram canceladas; havia, ainda, 50 mil litros estocados em silo emprestado do Laticínio Guairaça. Este volume foi coletado no último domingo;

COAMO – A cooperativa se viu obrigada a paralisar suas indústrias, e função da falta de insumos. A unidade de Paranaguá já está parada por falta de soja. Em Campo Mourão já há falta de hidrogênio para produção de margarinas e gorduras. A cooperativa padece com a impossibilidade de retirar o farelo e a capacidade de armazenagem é limitada.
Números da cooperativa

- 26.276 cooperados;
- Conta atualmente com 116 unidades localizadas em 67 Municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul;
- Industrialização: 1,53 milhão de toneladas de soja, 58,77 mil toneladas de trigo, 2,86 mil toneladas de café beneficiado e 10,03 mil toneladas de algodão em pluma;
- Exportação: 33ª maior empresa exportadora do país; 2ª do Paraná e a 1ª do agronegócio paranaense.

FRIMESA – No Paraná, a Frimesa, uma central, fruto da união de cinco cooperativas filiadas e que possui mais de cinco mil produtores enfrenta bloqueios em rodovias no norte, centro e oeste do estado do Paraná, Oeste de Santa Catarina, norte e noroeste do estado do Rio Grande do Sul que impossibilitam toda a cadeia de movimentação.

Estão retornando com alguns veículos que saíram para viajar e efetuar as entregas de produtos acabados, que ficaram presos em paralisações, e efetuando a descarga para minimizar os prejuízos.

As filiais de vendas da empresa localizadas nos estados de RS, SC, PR, SP, RJ e MG também estão com suas operações comprometidas, pela falta de produtos acabados para atendimento ao mercado consumidor e também por de bloqueios de rodovias que impedem as entregas aos clientes. O atendimento a clientes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país foi prejudicado.

A indústria já contabilizou prejuízo de 125 mil litros de leite, que estavam em trânsito entre plantas que não conseguiram passar pelas barreiras. O produto será descartado.

SANTA CATARINA – Neste estado, das 15 unidades da Central Aurora Alimentos, quatro já estão fechadas e, a partir de hoje à noite, as outras 11 baixam as portas. Somente desta cooperativa, há 300 carretas frigoríficas paradas, sem contar os veículos que aguardam, em suas bases, a possibilidade de trafegar. A Central é formada por 12 cooperativas filiadas, mais de 62 mil famílias associadas e mais de 22 mil funcionários.

A cada dia de paralisação, deixam de ser abatidos 18 mil suínos e 900 mil frangos. A produção de leite também caiu. Cerca de 1,5 milhão deixaram de ser processados. E já faltam: insumos e embalagens nas indústrias, combustíveis para a frota e espaço para armazenagem.

Suínos e aves já começam a sofrer com a escassez de ração e o abate de pintos é iminente devido à impossibilidade de alojamento; há 100 contêiners parados nas estradas e que podem perder os navios, comprometendo as exportações.

MATO GROSSO – Localizada na região sul do estado, a cooperativa Comajul paralisou sua produção de 100 mil litros de leite/dia. O prejuízo já é de mais de R$ 150 mil/dia. A cooperativa suspendeu a coleta e os produtores não têm onde armazenar o alimento. A cooperativa está desde de ontem sem transportar leite para a capital.

TRANSPORTE – O Sistema OCB trabalha para ampliação da competitividade de suas cooperativas de transporte, buscando melhorar a sinergia e a eficiência do escoamento de mercadorias, face ao papel estratégico deste ramo dentro da cadeia produtiva. As mais de 450 cooperativas de transporte rodoviário de cargas são responsáveis, atualmente, por aproximadamente 330 milhões de toneladas/ano.
 
Por isso, o movimento cooperativista ressalta que o transporte cooperativo encontra-se extremamente apreensivo com a delicada situação do setor de transporte rodoviário de cargas brasileiro, reconhecendo como imperativo que o poder executivo entenda sua importância estratégica, visando ao desenvolvimento econômico do país, adotando, imediatamente, medidas adequadas para restabelecer sua a viabilidade econômica.

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Márcio Freitas pede atuação parlamentar forte no Fórum Político Unimed

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Brasília (24/2) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, moderou, agora há pouco, as discussões durante o painel “O Papel do Cooperativismo de Saúde na Perspectiva dos Poderes Legislativo e Executivo”. A mesa redonda foi uma das atividades do 4º Fórum Político Unimed do Brasil 2015, realizado hoje, em Brasília, com a intenção de debater as questões de saúde pública do país e compartilhar as grandes realizações da cooperativa médica com os poderes públicos.

O presidente do Sistema OCB comentou sobre os desafios do setor para os próximos anos. “Precisamos manter a nossa união a fim de superar os grandes obstáculos que temos nos setores econômico, político e tributário. Por isso, este evento é fundamental para mostrarmos aos representantes do Legislativo a necessidade de uma atuação forte no Congresso Nacional”, comenta Márcio Freitas.

Ele reforçou a urgência de ações alinhadas, objetivando bons resultados. “Historicamente as cooperativas têm se mantido atuantes no mercado mesmo em tempos de crise econômica. Isso se deve à participação de todos os cooperados nos processos decisórios, à melhoria constante nos processos de gestão e governança e à qualificação da mão-de-obra. É evidente que em tempos de crise, é preciso pisar no freio no momento certo e acelerar quando possível”, reforça.
 
Além de Márcio Freitas, também participaram do painel: o presidente da Federação das Unimeds do Ceará, Darival Bringel de Olinda, o diretor de Gestão Operacional da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, Elias Antonio Neto, e os deputados federais Marcus Pestana (MG) e Lelo Coimbra (ES), que integra à Diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

QUALIFICACÃO – Durante o evento, o presidente do Sistema OCB anunciou que o Conselho Nacional do Sescoop aprovou a celebração de convênio entre a entidade e a Fundação Unimed visando à implementação do Programa de Gestão Integrada da Qualidade, cujo público-alvo são cooperativas e serviços próprios hospitalares.

O presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, disse que, com a parceria, a execução do programa será muito mais eficaz. “Como de costume nós procuramos o Sistema OCB, por meio do Sescoop, cuja diretoria foi extremamente eficiente e receptiva. Ao longo do tempo as equipes técnicas foram envolvidas a fim de avaliaram a viabilidade da iniciativa. Para nós da Unimed, é muito importante e quem ganha com tudo isso é o cooperativismo”, comemora Eudes de Freitas.

DESAFIOS – Pela manhã, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi o convidado de honra para realizar a conferência magna do evento. Ele discorreu sobre a necessidade de diálogo entre os setores público e privado para a construção de um forte Sistema Nacional de Saúde no Brasil. Segundo ele, é preciso encarar de frente os maiores desafios da saúde, na atualidade, quais sejam: mudanças nos perfis epidemiológicos e demográficos, aumento nos traumas, principalmente mortes no trânsito, partos envelhecimento populacional e doenças crônicas.

EVENTO – Segundo a Unimed do Brasil, o 4º Fórum Político se constitui em uma excelente oportunidade para defender, de forma democrática, os legítimos interesses dos médicos cooperados e da sociedade brasileira na busca por um modelo de atenção à saúde que esteja alinhado às atuais necessidades.

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Integrantes da Câmara Temática de Insumos Agropecuários se reúnem

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Brasília (23/2) – A Casa do Cooperativismo recebeu hoje os integrantes da Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e do Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Décio Coutinho.

Os trabalhos do grupo foram coordenados pelo presidente da Câmara, Luiz Antonio Pinazza. Dentre os assuntos discutidos estiveram: uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, informações sobre legislação aplicada aos fertilizantes e os programas nacionais de Sanidade Vegetal e de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos.

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Conselho Fiscal do Sescoop tem novo presidente

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Brasília (23/2) – O presidente do Sistema OCB/AM, Gilcimar Barros Pureza, é o novo presidente do Conselho Fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A indicação foi feita hoje, em Brasília, durante reunião dos integrantes do próprio organismo e vale até o fim deste ano. Gilcimar é representante da Diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras no Conselho Fiscal do Sescoop. Os conselheiros também analisaram e recomendaram os balancetes de novembro e dezembro do ano passado.

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Coopttec é novamente certificada internacionalmente

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Vitória (23/2) – A diretoria da Cooperativa de Trabalho em Tecnologia, Educação e Gestão (COOPTTEC), recebeu na sexta-feira (20/2), a notícia de que está novamente certificada pelo Sistema Integrado de Gestão (BSI). A cooperativa conquistou mais uma vez as três certificações, referentes às normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Entenda sobre cada uma delas:

ISO 9001: A ISO 9001 define requisitos ligados à Gestão de Qualidade. Com essa certificação é possível que você se torne um concorrente mais consistente em seu mercado; que tenha uma melhor gestão da qualidade ajudando a atender as necessidades dos clientes; as maneiras mais eficientes de trabalhar economizarão tempo, dinheiro e recursos; um melhor desempenho operacional,  eliminando erros e aumentando os lucros; motivando e envolvendo seus funcionários com processos internos mais eficientes; conquistando clientes importantes ao oferecer melhor serviço e ampliando suas oportunidades de negócios ao demonstrar conformidade.

ISO 14001: é a norma de gestão ambiental mais conhecida no mundo. Com ela, é possível melhorar a gestão ambiental, reduzindo a quantidade de resíduos e a utilização de energia; melhorar a eficiência, reduzindo os custos de funcionamento de sua empresa; demonstrar conformidade, ampliando as oportunidades de negócios; cumprir as obrigações legais, obtendo maior participação das partes interessadas e a confiança do cliente; além de preparar para mudança de cenário dos negócios com segurança.

OHSAS 18001: A OHSAS 18001 define os requisitos mínimos para melhores práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional. Com ela, a empresa certificada consegue criar melhores condições de trabalho na sua organização; identificar perigos e definir controles para gerenciá-los; reduzir acidentes e doenças de trabalho, reduzindo custos e inatividade; engajar e motivar os funcionários com condições de trabalho melhores e mais seguras e demonstrar conformidade para clientes e fornecedores.

De acordo com o presidente da Coopttec, Wellington Luiz Pompermayer, as certificações englobam questões ligadas ao meio ambiente, qualidade, saúde e segurança do trabalho, o que facilita muito a prestação de serviços da cooperativa para empresas com responsabilidade social. “Além de nos dar garantia de maior qualidade, as certificações são extremamente importantes para uma melhoria contínua, pois possui padrão internacional, agregando valor à tudo o que a Coopttec promove”, conclui ele. (Assimp Sistema OCB/ES)

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Superintendentes do Sistema OCB avaliam o movimento cooperativista em encontro nacional

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Representantes dos estados brasileiros discutiram e alinharam temas estratégicos e que darão o tom dos trabalhos ao longo deste ano

Brasília (20/2) – Assuntos como o projeto Simplifica Sescoop, atuação no cenário Legislativo e Executivo, planejamento estratégico sistêmico dentro outros constaram da pauta da edição 2015 do Encontro Nacional de Superintendentes do Sistema OCB, concluído hoje. O evento realizado na Casa do Cooperativismo, em Brasília e que começou ontem, teve por objetivo promover a reflexão sobre o papel do executivo do movimento cooperativista e, também, o alinhamento em torno de temas relevantes e que nortearão os trabalhos deste ano.

Ontem, os representantes dos estados participaram da palestra Atuação Sinérgica e Sistêmica do Executivo do Sistema OCB, ministrada pela coaching, Maria Eugênia Costa. O foco foi a análise dos desafios oriundos da diversidade do movimento cooperativista e a necessidade de uma atuação sinérgica, sistêmica e com processos padronizados.

Além de compartilhar opiniões, dúvidas, questionamentos e propostas a respeito da atuação das unidades estaduais e nacional, os líderes também refletiram sobre o Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sistema OCB, as prioridades como o Sinac, Programas Nacionais, Relacionamento Institucional, Inserção das Cooperativas em Mercados e Geração de Conhecimento.

Confira alguns depoimentos

COMPROMETIMENTO
- “Gostaria de dizer que estou extremamente motivado e satisfeito com o nosso encontro. A sinergia de todos os superintendentes dos estados permitiu que discutíssemos diversos assuntos estratégicos e muito urgentes. Representamos milhões de pessoas o que torna a nossa responsabilidade muito grande, mas com a dedicação que vemos ao longo do tempo, temos certeza de que podemos agir de forma compartilhada e leve. A unidade nacional está à disposição das equipes estaduais, então, demandem-nos, afinal de contas, é muito gratificante trabalhar com tanta gente comprometida.” Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB

COMUNICAÇÃO
– “A reformulação do planejamento sistêmico foi um dos pontos mais importantes deste evento. Discutir as estratégias de superação dos desafios elencados neste documento é cabível e extremamente necessário. Algo que já podemos implementar são ações de divulgação do próprio cooperativismo. E precisamos fazer isso urgentemente, pois nem sociedade, nem os entes reguladores conhecem a natureza do nosso negócio.” Emerson Costa Gomes, superintendente do Sistema OCB/AC

MOTIVAÇÃO
- “Há uma necessidade muito grande de alinharmos as nossas ações, a fim de vencer os nossos desafios e obstáculos nos âmbitos político-econômico e aqueles causados pelos entraves na legislação. Acredito, ainda, que é urgente implantarmos programas de monitoramento e registro bem como um mecanismo de aferição efetiva de resultados. Em síntese, a reunião teve um saldo extremamente positivo. Saímos daqui motivados para fazer todo o nosso dever de casa”. Carlos André Santos de Oliveira, superintendente do Sistema OCB/ES

CAPACITAÇÃO
– “Esse evento é extremamente necessário. Até acho que deveria ocorrer com mais frequência. Em relação à pauta do encontro, vejo com muita urgência discutir adaptações no programa de qualificação dos superintendentes, afinal de contas, é preciso levar em consideração as características de cada estado para definir, por exemplo, conteúdos”. Geci Pungan, superintendente do Sistema Ocesc

FORTALECIMENTO
- “Volto ao Ceará bastante satisfeito. Todas as vezes que venho até aqui, percebo mais e mais o empenho das equipes do Sistema OCB em dar respostas rápidas, colaborando com o desenvolvimento das rotinas dos estados. Neste encontro, um dos pontos mais interessantes foi a apresentação do Simplifica Sescoop. Essa ação conferirá mais agilidade aos processos internos da entidade. Além disso, me estimula saber que iremos repensar o processo de auditoria interna, possibilitando uma atuação mais preventiva. Esses pontos, sem dúvida, fortalecerão o movimento cooperativista brasileiro.” José Aparecido dos Santos, superintendente do Sistema OCB/CE

DINAMISMO – “O encontro deste ano tratou de pontos fundamentais para o desenvolvimento do cooperativismo do país. Eu destaco o Sistema de Cadastramento de Cooperativas e o Simplifica Sescoop. Ambos trarão mais leveza e dinamismo ao nosso setor. Além disso, parabenizo pela iniciativa de elaborar um Plano Estratégico de Comunicação. É fundamental uma atuação técnica em nível nacional, com o devido alinhamento com os estados, visando à consolidação tanto da marca quanto do discurso.” Remy Gorga Neto, superintendente do Sistema OCDF

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AGE da Cremendes discute propostas para reestruturação da cooperativa

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Mendes (20/2) – A cooperativa de Crédito de Mendes – Sicoob Cremendes – reuniu 300 cooperados para sua Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O encontro ocorreu no dia 10/2, no Colégio Marechal Rondon, em Mendes (RJ). Dentre as pautas, estavam propostas para reestruturação da cooperativa, que tem 85 anos de história. Elaboradas por uma comissão, as ideias foram avaliadas durante a Assembleia e evitou uma possível incorporação da cooperativa ao Sicoob Espírito Santo, mantendo-a filiada ao Sicoob Central Rio.
 
Representando o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, o analista de monitoramento do Sescoop-RJ, Silvio Bruno, destacou que a AGE foi conduzida com base nos princípios cooperativistas. “Ressalto a presença do Sistema OCB/RJ e do Sicoob Central Rio, que deram todo o apoio necessário à Cremendes. Este é o papel destas Instituições: serem parcerias das cooperativas”, disse Silvio.
 
O presidente da Cremendes, Márcio Nami, saiu satisfeito da Assembleia. “Agradeço a presença de todos. Em breve irei me reunir com os representantes do Sistema OCB/RJ e do  Sicoob Central Rio para buscar novos rumos para a cooperativa”.
 
Também estiveram presentes a diretora administrativa do Sicoob Central Rio, Mary Virgínia Northup, e os diretores do Sicoob Central Espírito Santo, Nailson Dalla, e do Sicoob Credirochas do ES, Sebastião Carlos Soares da Silva. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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Sistema OCB/AM divulga calendário de ações do 1º semestre

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Manaus (20/2) – O Sistema OCB/AM divulgou ontem o calendário de ações programadas para o primeiro semestre do ano a ser realizadas pela equipe em prol do cooperativismo amazonense. As iniciativas abrangem desde o cumprimento da segunda etapa do Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC) até a realização do curso Aprendiz Cooperativo, capacitações, workshops e seminários.

No mês de março serão realizados Cursos Básicos de Cooperativismo, para aqueles grupos que estejam interessados em ingressar no segmento, ao passo que será promovida a terceira etapa do PAGC, bem como a elaboração do diagnóstico do projeto de Alinhamento Estratégico do Ramo Agropecuário, pelo qual, cooperativas do setor serão beneficiadas, por meio do fortalecimento do grupo.

Está programada, também para março, a solenidade de formatura dos alunos pós-graduados do curso de MBA em Gestão de Cooperativas, pela qual, gestores e colaboradores de entidades foram qualificados para atuar frente a suas organizações de forma mais ampla e profissional.

No interior, mais especificamente na cidade de Manacapuru, será realizado o Seminário Cooperativista e na sede da organização, na Casa do Cooperativismo, será feita uma capacitação voltada à melhoria da gestão e controle de projetos. 

No mês subsequente, abril, o curso de Aprendiz Cooperativo terá um novo módulo, o de Auxiliar Administrativo. Será o mês também em que os estagiários, oriundos dos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA), iniciam sua jornada nas cooperativas que se candidatam a receber suporte técnico dos estudantes. Leia mais

(Assimp Sistema OCB/AM)

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Encontro de Superintendentes do Sistema OCB começa hoje

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Representantes dos estados brasileiros estão em Brasília para alinhar temas estratégicos que nortearão os trabalhos deste ano

Brasília (19/2) – Começa hoje o Encontro Nacional de Superintendentes do Sistema OCB. O evento ocorrerá na Casa do Cooperativismo, em Brasília, e tem por objetivo promover a reflexão sobre o papel do executivo do movimento cooperativista e, também, o alinhamento em torno de temas relevantes e estratégicos para este ano. Hoje à noite, os representantes dos estados participarão da palestra Atuação Sinérgica e Sistêmica do Executivo do Sistema OCB, a ser ministrada pela coaching, Maria Eugênia Costa. O foco será a análise dos desafios oriundos da diversidade do movimento cooperativista e a necessidade de uma atuação sinérgica e sistêmica.

Amanhã, logo cedo, os superintendentes terão um momento para compartilhar opiniões, dúvidas, questionamentos e propostas a respeito da atuação das unidades estaduais e nacional. Também deverão refletir sobre o Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sistema OCB, definindo, ainda, os próximos passos da iniciativa.

À tarde, dentre os assuntos da pauta, consta a apresentação do modelo de atuação do Sistema OCB, destacando o plano de trabalho para 2015 e prioridades como o Sinac, Programas Nacionais, Relacionamento Institucional, Inserção das Cooperativas em Mercados, Geração de Conhecimento). A intenção é apresentar aos participantes os processos integrados do Sistema OCB, demonstrando a aplicabilidade e os pontos de convergência de cada um.

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SC e RS trocam experiências sobre o Cadastro Ambiental Rural

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Brasília (19/2) – O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies, e o secretário da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, se reunirão em Porto Alegre (RS), para tratar das estratégias adotadas pelo governo catarinense na execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na inspeção de produtos de origem animal.

Santa Catarina possui 200 mil propriedades rurais economicamente ativas e 45.750 já estão cadastradas no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). O número no estado deve chegar a 330 mil inscritos, já que existem propriedades com mais de uma matrícula ou que não são economicamente ativas.

Para implantação do CAR em SC, o governo do estado atualizou seu Código Ambiental, publicou decreto e instrução normativa e construiu um manual operativo. O secretário adjunto explica que esses instrumentos legais foram constituídos para que não restassem dúvidas de como técnicos ou proprietários e possuidores de imóveis rurais deveriam proceder ao preencher o cadastro.

Já para universalizar o acesso ao CAR, o governo do estado criou um grupo de trabalho formado pelas secretarias da Casa Civil, Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Agricultura e da Pesca, além da Fatma, Epagri, entidades representativas dos produtores rurais e o setor privado que apoiaram o treinamento de aproximadamente 1.440 técnicos distribuídos em todos os municípios para auxiliar o proprietário ou possuidor de imóvel rural a preencher o cadastro.

Spies destaca que essa estratégia tem gerado bons resultados, tanto que o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) possui atualmente 550 mil cadastros e cerca de 9% deles são de Santa Catarina. O Rio Grande do Sul ainda não conseguiu obter bons resultados na aplicação do CAR. O estado gaúcho estima que serão 440 mil cadastros preenchidos pelos proprietários ou possuidores de imóveis rurais até maio de 2015, prazo prorrogável por mais um ano.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis ou posses rurais, que regulariza a situação ambiental da propriedade. Caso a propriedade rural esteja em inconformidade com a legislação, o proprietário irá aderir ao Programa de Recuperação Ambiental (PRA), nele serão estabelecidos prazos e ações de recuperação ambiental.

Outro assunto abordado no encontro será o serviço de inspeção de produtos de origem animal. O modelo catarinense será apresentado para avaliação e possível implantação também no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca criou normativas próprias, dentro do regulamento estadual de inspeção de produtos de origem animal, permitindo que as indústrias que trabalham com produtos de origem animal contratem médicos veterinários do setor privado para executar os serviços de inspeção.

Esses profissionais devem estar vinculados a uma instituição credenciada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e também serem habilitados para prestar o serviço. O secretário adjunto afirma que o modelo foi adotado porque o Estado não tem condições de oferecer servidores públicos para atender todas as agroindústrias, nos horários solicitados.

“A inspeção era um grande problema para o funcionamento da agroindústria. Como a inspeção é um ato técnico, de responsabilidade de um médico veterinário, nós entendemos que se esse profissional estiver devidamente habilitado, credenciado e fiscalizado pelo órgão público, no caso a Cidasc, a garantia para o consumidor aumenta porque não há nenhuma razão para que a agroindústria funcione na clandestinidade ou sem inspeção”.

Dessa forma, em SC houve um aumento na oferta de médicos veterinários a serviço da inspeção de produtos de origem animal. São 440 profissionais autorizados a prestar o serviço em todo o estado.  O RS entende que a estratégia adotada aqui pode ser uma alternativa para aumentar a oferta de profissionais para o serviço de inspeção de produtos de origem animal.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

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Presidente do Sistema Ocesp se reúne com o governador de São Paulo

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São Paulo (19/2) – No primeiro encontro de representantes da Ocesp com o governador Geraldo Alckmin em seu novo mandato, a conversa girou em torno do desenvolvimento do cooperativismo. O presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, pediu apoio do governador para difundir e fortalecer o cooperativismo no Estado. Hoje são 1.035 cooperativas registradas, com cerca de 3,5 milhões de cooperados.

“Nosso modelo de empreendimento não só melhora a vida dos cooperados como beneficia toda a comunidade do entorno”, ressaltou o presidente, citando o exemplo da Coop, cooperativa de consumo com matriz em Santo André. “Os preços dos grandes supermercados são menores no ABC do que na capital. O motivo é a presença da Coop, que regula o mercado”, explicou Del Grande, acompanhado do presidente da Coop, Marcio do Valle.

A reunião ocorreu na quarta-feira, dia 11/2, no gabinete do governador. Alckmin demonstrou seu apreço pelo cooperativismo ao se dispor a ajudar na missão da Ocesp. “Temos que fortalecer o cooperativismo; é uma grande alternativa a esse capitalismo desenfreado. As cooperativas promovem a justiça social, são o caminho para que os pequenos possam se inserir no mercado”, comentou ele.

O governador nasceu em berço cooperativista. Seu tio João Rodrigues de Alckmin foi um dos fundadores e presidente tanto da Ocesp como da OCB nos anos 70. Ele próprio foi associado de uma cooperativa de laticínios do Vale do Paraíba, a Comevap, e ainda é médico cooperado da Unimed.

Ao ser convidado por Marcio do Valle para visitar a Coop, cooperativa de consumo que surgiu com funcionários da Rhodia, o governador citou seu primo André Alckmin, renomado professor e pesquisador que, por coincidência, foi contemporâneo de Marcio na Rhodia.

Também participaram do encontro no Palácio dos Bandeirantes o superintendente da Ocesp, Aramis Moutinho Junior, e o gerente de relações institucionais, Julio Gushiken. (Assimp Sistema Ocesp)

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OCEB realiza Encontro de Alinhamento para seus facilitadores

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Salvador (19/2) – O Sistema OCB realizou o Encontro de Facilitadores envolvidos na profissionalização e capacitação de dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas, que possuem afinidade e entendimento da atuação do Sistema Cooperativista Baiano. O evento ocorreu no último dia 10/2 e contou com a participação de 28 profissionais.

O objetivo foi apresentar a visão estratégica do Sistema Cooperativista Baiano, a fim de promover um alinhamento com os instrutores. A programação se deu com um café de boas-vindas. Em seguida o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, iniciou a apresentação e Jussiara Lessa, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, do Sescoop/BA, pontuou os procedimentos para contratação de instrutoria.
 
O encontro foi finalizado com um momento de integração, entre os participantes, e um almoço de encerramento. (Assimp Sistema OCEB)

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Frencoop será reconstituída em 2015

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Recomposição se faz necessária em virtude do início de nova legislatura, por ocasião da renovação do quadro de parlamentares no Congresso Nacional

Brasília (13/2) – A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) iniciou nesta semana os preparativos para a sua recomposição no Congresso Nacional, em reunião realizada entre o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o atual presidente da Frente, deputado Osmar Serraglio (PR). O encontro serviu para definir as ações que serão realizadas no início do mês de março para a escolha da nova Diretoria da Frencoop. 

A recomposição da Frencoop se faz necessária em virtude do início de uma nova legislatura, por ocasião da renovação do quadro de parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Para que o registro da Frente Parlamentar seja formalizado, é necessária a adesão de pelo menos 1/3 dos deputados e senadores, conforme prevê o Ato da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nº 69/2005.

Segundo o deputado Osmar Serraglio, a ideia é ampliar os canais de comunicação entre parlamentares integrantes da Frente, seus gabinetes e representantes do cooperativismo. “Muitos deputados já demonstraram vontade de participar ativamente da Frencoop nesta legislatura. O time que estamos formando é bastante atuante e participativo. Durante as próximas semanas, faremos um contato mais forte com os gabinetes para recolhermos as assinaturas necessárias para o registro da Frente”.

Durante o encontro, também foram debatidos o cronograma de reuniões para o ano de 2015 e os principais pleitos legislativos do setor nos próximos meses, com destaque para tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 271/2005, que dispõe sobre o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo.

Segundo Márcio Freitas, a ideia é que a posse da nova Diretoria da Frencoop seja realizada no dia 24 de março, em conjunto com o lançamento da Agenda Institucional do Sistema OCB.  “A Frente Parlamentar do Cooperativismo ganha a partir deste o reforço de lideranças cooperativistas que tiveram atuação de destaque na base. Alguns dos novos membros da Frente, inclusive, foram presidentes de Frencoops Estaduais em suas Assembleias Legislativas, o que nos traz a segurança de que o nosso setor continuará sendo bem representando nas comissões e plenários da Câmara e do Senado nesta Legislatura”, ressaltou Freitas.

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Ministério disponibiliza R$ 20 milhões para compra de leite

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Brasília (13/2) – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) conta com R$ 10 milhões para aquisição de leite em pó no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nessa terça-feira (10), pelo governo federal, durante reunião com representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), com representantes dos governos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e parlamentares dos dois estados, além de integrantes da cadeia produtiva do leite.

Outros R$ 10 milhões serão disponibilizados para compra também de leite UHT, tanto do Rio Grande do Sul quanto de Santa Catarina. A compra do produto longa vida foi aprovada esta semana pelo Conselho Gestor do Programa.

As aquisições serão realizadas pela modalidade Compra Direta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nestes dois estados da Região Sul. A Compra Direta da Agricultura Familiar permite a aquisição de alimentos, a preços de referência, definidos pelo Grupo Gestor, para distribuição a programas indicados pelo MDS.

Dessa forma, cumpre um importante papel na promoção da segurança alimentar e nutricional, na regulação de preços de alimentos e na movimentação de safras e estoques.

Podem participar os agricultores familiares organizados em cooperativas ou outras organizações que possuem DAP pessoa jurídica. Cada família pode vender até R$ 8 mil por ano, independente de fornecerem para outras modalidades do PAA e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento

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Gulfood termina com saldo positivo para brasileiros

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Dubai (13/2) – A Gulfood, feira do setor alimentício que terminou nesta quinta-feira (12) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, cresceu e se estabeleceu como uma importante plataforma de negócios para as empresas brasileiras, tanto no impulso às vendas para países em que estas companhias já atuam quanto na abertura de novos mercados. A avaliação é de expositores e representantes de entidades setoriais que estiveram na mostra.

“As empresas estão satisfeitas. Elas encontraram seus clientes atuais e conversaram com potenciais compradores. Com isso, a feira prova que é extremamente importante na estratégia de internacionalização [das companhias brasileiras]”, destacou Ely Dawly, chefe-executivo de operações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), entidade que organizou o pavilhão brasileiro no evento.

“Trouxemos 72 empresas de diversos setores, com um nível de preparo muito bom, o que facilitou os contatos e, certamente, trará um impacto positivo nas exportações”, afirmou Dawly. “A participação brasileira foi importante em termos de diversificação de produtos e a feira melhorou em termos de negócios. Hoje, ela se coloca entre os três mais importantes eventos de alimentos do mundo”, completou.

“Conversei com pelo menos 30 empresas. Todas estão satisfeitas e muitas fecharam negócios. Eles avaliam que esta é a melhor feira do Oriente e, sem dúvida nenhuma, bate qualquer outra concorrente”, disse Michel Alaby, diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. “Vamos procurar ter uma presença da Câmara mais intensiva [no próximo ano], com estande para atender nossos associados”, afirmou.

Ricardo Santin, vice-presidente da Divisão de Aves da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destacou que a feira é uma importante oportunidade para as empresas de aves se relacionarem com os clientes da região.
Aurea Santos/ANBA
 
“O Brasil vem para a feira mais para fortalecer relações, pois este já é um mercado sólido”, afirmou, referindo-se às empresas de seu setor. “Temos uma parceria de amizade com os compradores dos países árabes”, disse, ressaltando que, para as empresas mais novas no mercado, o evento serve para prospectar clientes na região.

Outro aspecto positivo destacado por Santin é a possibilidade de se realizar vendas para países de outras regiões que buscam os tipos de alimentos que são comercializados na Gulfood. “Você tem comunidades islâmicas de países não islâmicos que vêm para cá porque sabem que aqui é mais fácil poder encontrar produtos halal”, afirmou, referindo-se aos alimentos produzidos de acordo com a tradição muçulmana.

Caio Vianna, presidente da CCGL, do ramo lácteo, contou que foi a primeira vez que a empresa participou da Gulfood e disse que está “muito impressionado com nível e com o volume” de potenciais compradores interessados em seus produtos, especialmente leite em pó.

Segundo ele, os importadores que mais demonstraram interesse no produto foram os da Arábia Saudita, Emirados, Omã, Mauritânia, Paquistão, Líbano e Iraque.

O executivo revelou que no próximo ano também vai participar do evento. “Essa foi uma feira de prospecção e para mostrar o produto. Esperamos que ano que vem possa ser uma feira de vendas e de fechamentos de negócios”, destacou.

“Fizemos cerca de 200 contatos com pessoas realmente interessadas”, relatou Humberto Azenha, gerente de Exportação da Fruta Mil, fabricante de polpas de frutas. A empresa fez sua segunda participação na Gulfood.

De acordo com o executivo, entre os potenciais clientes árabes a maioria era da Arábia Saudita. “Precisamos encontrar um distribuidor que esteja disposto a introduzir a marca no mercado”, disse. Os sabores que mais chamaram a atenção dos árabes foram os sucos de manga, goiaba, graviola, maracujá e abacaxi com hortelã. Em 2016, disse Azenha, a empresa voltará à feira.

“Fizemos muitos contatos. É uma das feiras mais importantes que existem para os mercados da África e do Oriente Médio”, afirmou Rafael Braz, executivo de vendas da Café Iguaçu. “Fizemos contatos interessantes com clientes novos no Irã, Senegal, Argélia, Palestina, Jordânia e Arábia Saudita”, contou Braz, acrescentando que durante a feira fechou pedido para um cliente no Egito.

Braz contou que esta é a sexta participação da Café Iguaçu na feira. “Nessas edições da Gulfood, fechamos negócios com clientes que continuam até hoje com a gente”, completou.

B DAIRY – A Gulfood é a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio e reúne compradores de diversos países da região, da Ásia e da África. A divulgação de produtos lácteos brasileiros nos Emirados Árabes é iniciativa do projeto B dairy, criado em 2012 pela parceria entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o objetivo de internacionalizar e fortalecer a imagem da produção brasileira derivada do leite.

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Governador de MS recebe diretoria da OCB/MS

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Campo Grande (13/2) - Investimentos no cooperativismo de Mato Grosso do Sul, segmento com forte participação na economia estadual, foram discutidos entre o governador Reinaldo Azambuja e o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Regis.

Os dois e mais a diretoria da OCB/MS se reuniram em audiência ontem, na governadoria. Segundo Celso, Mato Grosso do Sul conta, atualmente, com 108 cooperativas. Dessas, 60 pertencem ao segmento do agronegócio. “Por ordem, aparecem as cooperativas do agronegócio, do crédito e da saúde, sendo que a participação das cooperativas de todos os ramos é responsável por mais de 10% do PIB [Produto Interno Bruto] do Estado”, explicou.

Por causa da relevância do segmento, Celso se reuniu com o governador para tratar de assuntos considerados essenciais para quem atua no movimento cooperativista. “As reivindicações mais pontuais foram a busca do processo para montar plantas do agronegócio e a busca pela industrialização das cooperativas aqui do Estado”, contou.

O presidente da OCB/MS disse que ficou satisfeito com a abertura do diálogo com o Governo do Estado e que prevê parcerias para os próximos anos. “Nós tivemos a certeza do compromisso dele [governador] e que nós estaremos sempre juntos. O Reinaldo mostrou que conhece o setor e que sabe a importância dele para o desenvolvimento do Estado”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo de MS

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Cápsulas Agrocoop ganham destaque nacional

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Vitória (13/2) – Foi com enorme alegria e entusiasmo que a diretoria executiva do Sistema OCB/ES recebeu a notícia sobre uma publicação em um blog de um autor mineiro reconhecido no meio gastronômico sobre as cápsulas de café Agrocoop. Na publicação, além de contar um pouco sobre a procedência dos cafés da Agrocoop, o autor elogia e compara o blend das cooperativas capixabas, com os blends produzidos pela Nespresso (uma das marcas de cafés em cápsulas mais famosas do mundo).

O dono do Blog, Calafe Asafe Bezerra, é designer, tem 27 anos e além de ter sucesso em suas publicações, ganhou maior notoriedade quando participou e foi vencedor do reality gastronômico Jogo de Panelas, no programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, da Rede Globo.

Para o presidente da Agrocoop e também do Sistema OCB/ES, Esthério Sebastião Colnago, essa e outras publicações que já saíram sobre os cafés Agrocoop são apenas o começo do reconhecimento do trabalho de excelência que as cooperativas de café capixabas estão fazendo. “Com pouco mais de um ano de produção, os cafés da Agrocoop já foram de tema de diversas matérias em variados canais de comunicação, e esperamos estar em mais, pois o diferencial de qualidade dos nossos cafés favorecem o reconhecimento da mídia”, completa ele.

Hoje, além de ser vendido em estabelecimentos comerciais da Grande Vitória e do ES, os cafés da Agrocoop também estão disponíveis através de sua loja eletrônica em http://www.agrocoop.coop.br/.

Um pouco da história...

União de forças em busca de excelência, esse é o objetivo da Agrocoop - Cooperativa Central Agroindustrial do Espírito Santo. A Central é formada pelas cooperativas: Pronova, Coopruj, Coocafé, Cafesul, Cooabriel e Cafeicruz, assim contemplando os produtores de café conilon e arábica. A Agrocoop foi criada no fim do ano de 2010 com o intuito de valorizar o trabalho dos produtores rurais do Espírito Santo e melhorar sua renda, dando continuidade de vida no campo.

A partir da criação desta Central, as cooperativas filiadas passam a ser mais integradas, o que acarreta em melhores condições de negócios e pulverização dos benefícios para os cooperados. A Central também permite que estas cooperativas operem em grande escala e tenham poder de negociação. Por meio da industrialização, as cooperativas singulares passam a atuar em um elo novo no segmento da cafeicultura.

A Central Agrocoop conta com apoio do Sistema OCB/ES e também do Sebrae/ES, Aderes, SEAG/ES, SEDES e Sicoob/ES. (Assimp Sistema OCB/ES)

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Curso orienta sobre regras jurídicas e estatutárias aplicáveis às AGOs

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Belo Horizonte (12/2) – O sucesso da primeira edição do curso de Assembleia Geral de Cooperativas superou todas as expectativas do Sistema Ocemg, motivou o agendamento de uma segunda turma para a capacitação. Marcado para o dia 23 de fevereiro, na sede do Sistema, o encontro visa proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer mais sobre as diversas regras jurídicas e estatutárias aplicáveis às Assembleias Gerais de cooperativas. A próxima turma terá 25 vagas e as fichas de inscrição estão disponíveis na seção de Cursos e Treinamentos deste portal.

A iniciativa, voltada para cooperados, dirigentes, funcionários e conselheiros de cooperativas, será realizada das 9h às 17h30. As atividades serão coordenadas por Jordana Miranda Souza, especialista em Direito do Trabalho e Direito Societário e mestre em Direito Empresarial. Entre os assuntos a serem abordados estão a suspensão de assembleia, direito e vedação ao voto, procedimentos para condução dos encontros e efeitos das decisões.

Para mais informações, clique aqui.

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