Gulfood termina com saldo positivo para brasileiros

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Dubai (13/2) – A Gulfood, feira do setor alimentício que terminou nesta quinta-feira (12) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, cresceu e se estabeleceu como uma importante plataforma de negócios para as empresas brasileiras, tanto no impulso às vendas para países em que estas companhias já atuam quanto na abertura de novos mercados. A avaliação é de expositores e representantes de entidades setoriais que estiveram na mostra.

“As empresas estão satisfeitas. Elas encontraram seus clientes atuais e conversaram com potenciais compradores. Com isso, a feira prova que é extremamente importante na estratégia de internacionalização [das companhias brasileiras]”, destacou Ely Dawly, chefe-executivo de operações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), entidade que organizou o pavilhão brasileiro no evento.

“Trouxemos 72 empresas de diversos setores, com um nível de preparo muito bom, o que facilitou os contatos e, certamente, trará um impacto positivo nas exportações”, afirmou Dawly. “A participação brasileira foi importante em termos de diversificação de produtos e a feira melhorou em termos de negócios. Hoje, ela se coloca entre os três mais importantes eventos de alimentos do mundo”, completou.

“Conversei com pelo menos 30 empresas. Todas estão satisfeitas e muitas fecharam negócios. Eles avaliam que esta é a melhor feira do Oriente e, sem dúvida nenhuma, bate qualquer outra concorrente”, disse Michel Alaby, diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. “Vamos procurar ter uma presença da Câmara mais intensiva [no próximo ano], com estande para atender nossos associados”, afirmou.

Ricardo Santin, vice-presidente da Divisão de Aves da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destacou que a feira é uma importante oportunidade para as empresas de aves se relacionarem com os clientes da região.
Aurea Santos/ANBA
 
“O Brasil vem para a feira mais para fortalecer relações, pois este já é um mercado sólido”, afirmou, referindo-se às empresas de seu setor. “Temos uma parceria de amizade com os compradores dos países árabes”, disse, ressaltando que, para as empresas mais novas no mercado, o evento serve para prospectar clientes na região.

Outro aspecto positivo destacado por Santin é a possibilidade de se realizar vendas para países de outras regiões que buscam os tipos de alimentos que são comercializados na Gulfood. “Você tem comunidades islâmicas de países não islâmicos que vêm para cá porque sabem que aqui é mais fácil poder encontrar produtos halal”, afirmou, referindo-se aos alimentos produzidos de acordo com a tradição muçulmana.

Caio Vianna, presidente da CCGL, do ramo lácteo, contou que foi a primeira vez que a empresa participou da Gulfood e disse que está “muito impressionado com nível e com o volume” de potenciais compradores interessados em seus produtos, especialmente leite em pó.

Segundo ele, os importadores que mais demonstraram interesse no produto foram os da Arábia Saudita, Emirados, Omã, Mauritânia, Paquistão, Líbano e Iraque.

O executivo revelou que no próximo ano também vai participar do evento. “Essa foi uma feira de prospecção e para mostrar o produto. Esperamos que ano que vem possa ser uma feira de vendas e de fechamentos de negócios”, destacou.

“Fizemos cerca de 200 contatos com pessoas realmente interessadas”, relatou Humberto Azenha, gerente de Exportação da Fruta Mil, fabricante de polpas de frutas. A empresa fez sua segunda participação na Gulfood.

De acordo com o executivo, entre os potenciais clientes árabes a maioria era da Arábia Saudita. “Precisamos encontrar um distribuidor que esteja disposto a introduzir a marca no mercado”, disse. Os sabores que mais chamaram a atenção dos árabes foram os sucos de manga, goiaba, graviola, maracujá e abacaxi com hortelã. Em 2016, disse Azenha, a empresa voltará à feira.

“Fizemos muitos contatos. É uma das feiras mais importantes que existem para os mercados da África e do Oriente Médio”, afirmou Rafael Braz, executivo de vendas da Café Iguaçu. “Fizemos contatos interessantes com clientes novos no Irã, Senegal, Argélia, Palestina, Jordânia e Arábia Saudita”, contou Braz, acrescentando que durante a feira fechou pedido para um cliente no Egito.

Braz contou que esta é a sexta participação da Café Iguaçu na feira. “Nessas edições da Gulfood, fechamos negócios com clientes que continuam até hoje com a gente”, completou.

B DAIRY – A Gulfood é a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio e reúne compradores de diversos países da região, da Ásia e da África. A divulgação de produtos lácteos brasileiros nos Emirados Árabes é iniciativa do projeto B dairy, criado em 2012 pela parceria entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o objetivo de internacionalizar e fortalecer a imagem da produção brasileira derivada do leite.

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