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Brasília (03/12) – O setor cooperativista esteve representado, hoje, durante o curso sobre a utilização do eSocial, realizado pelo Sistema OCB. Quase 100 pessoas, de todos os estados brasileiros, participaram do treinamento, transmitido ao vivo por meio de videoconferência.
A partir de janeiro, todas as empresas brasileiras (e, também, cooperativas), deverão utilizar o eSocial para repassar suas informações ao governo federal. É mais um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) implantado pela Receita Federal do Brasil. O objetivo é, além de desburocratizar, simplificar a remessa das informações da folha de pagamento consolidando a garantia dos direitos dos trabalhadores.
“O benefício do eSocial para os trabalhadores e cooperados será, sem dúvida, a melhoria da qualidade das informações prestadas ao governo, pelas empresas. Uma vez que todas as informações estão disponíveis e acessíveis num único lugar não será mais necessário que o trabalhador recorra a diversos órgãos para acessar seus direitos”, avalia o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, durante a abertura do curso.
CURSO – O evento teve por objetivo apresentar as funcionalidades e impactos do eSocial na rotina das áreas de recursos humanos das unidades do Sescoop nos estados e das cooperativas, especialmente no que se refere à folha de pagamento de seus empregados.
PROGRAMA - Entre os assuntos tratados estiveram: objetivo e conceito do eSocial, obrigação legal de as empresas e cooperativas aderirem ao novo sistema, registro de eventos trabalhistas e descrição simplificada do modelo operacional.
O curso foi capitaneado pelo gerente Financeiro do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Carlos Roberto Baena, e teve como facilitador, o consultor tributarista, José Luís da Costa Vieira.
DESAFIO - Para Carlos Baena, o principal desafio é a quebra de paradigmas. “As empresas precisam compreender a necessidade e a importância de aderir ao novo eSocial, pois a partir de janeiro, será vital transformar as informações da folha de pagamento, as fiscais, as relacionas à medicina do trabalho, além das integrantes de ações judiciais em processos corporativos. Isso envolverá todas as áreas de uma empresa ou cooperativa”, conclui o gerente financeiro do Sescoop. Conheça o eSocial
Salvador (03/12) - O alinhamento e o aprimoramento da gestão contábil e tributária das cooperativas baianas foi tema do terceiro encontro de contadores, promovido pela OCEB e pelo Sescoop/BA nestes dias 28 e 29 de novembro. O evento foi conduzido por Edimir Oliveira Santos, contador com ampla experiência em cooperativismo, pós-graduado em Controladoria e Direito Tributário e ex-coordenador do Comitê Contábil do Sistema OCB para o Conselho Federal de Contabilidade.
Temas como o eSocial, EFD Contribuições e fechamento de balanço anual foram alguns dos principais assuntos debatidos pelos 34 profissionais presentes ao encontro, entre técnicos, gestores e contadores de cooperativas de diversos ramos.
Para o palestrante, os desafios são grandes para adequação das cooperativas a estas novidades, mas por meio do compartilhamento de conhecimento é possível alinhar tudo corretamente: “É preciso conhecer qual a real situação da cooperativa, os códigos corretos. Tendo esse conhecimento inicial, facilita muito para o contador, o principal é o profissional se aperfeiçoar, é o que estamos fazendo aqui”, comenta Santos.
O evento foi bastante elogiado pelos participantes. Eles tiveram a oportunidade de reciclar seus conhecimentos e obter informações novas sobre a área contábil, como afirma Elenita Oliveira, da Cootracvil: “essa iniciativa é muito importante, pois capacita os profissionais e traz informações novas às cooperativas. Aqui temos a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas”.
A opinião foi compartilhada por Raimundo Nonato, da Transpolo: “essa é uma ocasião muito importante para a classe contábil, porque há muitas deficiência entre cooperativas por não fazerem a contabilização correta, e esse curso nos capacita a para isso.”
São Paulo (03/12) - A Prefeitura de São Paulo sancionou o projeto de Lei que concede isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) para cooperativas de radiotáxis, reivindicação antiga de lideranças do segmento e que, na prática, beneficiará cerca de seis mil motoristas que trabalham no setor.
A medida entra em vigor a partir de janeiro do próximo ano e os descontos devem chegar a 2% na folha de vencimentos do motorista que trabalha como cooperado ou associado.
A sanção do projeto contou com a presença do presidente do Sindicato, Natalicio Bezerra, além de lideranças do segmento de radiotáxis e do presidente da Artasp (Associação das Rádio Táxis de São Paulo), Luís Maranhão.
Bezerra foi convidado para discursar no palco, no plenário da cerimônia realizada na Prefeitura, e agradeceu ao prefeito pela medida que beneficiará milhares de taxistas que trabalham no setor.
Depois foi a vez de o prefeito Haddad subir ao palco para fazer suas considerações. “Em nosso entendimento, essa é uma medida que igualará e trará condições de igualdade para todos os taxistas da capital. É uma questão de justiça social, de isonomia para todos, uma distorção que estamos corrigindo. Gostaria de agradecer também ao Sindicato e ao Natalício pelos esforços nesse projeto que hoje sancionamos”, explicou Haddad.
Porto Alegre (03/12) – Aspectos legais, tributação, motivação em grupo, estes foram temas debatidos no Seminário de Cooperativismo, nesta quinta-feira, 28. A ação ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre. Representantes de associações de catadores e recicladores de resíduos sólidos da cidade participaram do evento, representando as Unidades de Triagem (UTs) Cavalhada, Chocolatão, Coopertinga, Frederico Mentz, Ilha, Padre Cacique, Reciclando para Vida, Restinga, São Pedro, UTC e Vila Pinto.
O projeto é uma ação do Todos Somos Porto Alegre – Programa de Inclusão Produtiva na Reciclagem e objetiva apresentar as questões legais e jurídicas visando à constituição de cooperativas.
Participaram da abertura do evento o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius. Durante todo o dia, além do presidente, técnicos do Sistema Ocergs palestraram para um público de 70 pessoas engajadas no projeto.
Promovido pelo Todos Somos Porto Alegre - Programa de Inclusão Produtiva na Reciclagem – o seminário teve a assinatura de convênio entre a Prefeitura – representada pelo vice-prefeito, Sebastião Melo – e o Sistema Ocergs, representado pelo presidente Vergilio Perius.
Conforme reforçou Perius, é o momento das cooperativas se unirem, com foco no desenvolvimento empresarial e social. “Reivindiquem ajuda dos governos, é dever, está na lei. Fora disso, é importante que as cooperativas tenham as suas próprias gestões”, alertou.
Um dos cases de sucesso é a CooperTinga, com três anos de existência. Segundo o diretor presidente da cooperativa, Gerno Dias Prado, são de 10 a 20 toneladas de resíduos recolhidos por mês no bairro Restinga. “Estamos obtendo muitos resultados com a miniestação de reciclagem implantada na escola municipal Carlos Pessoa de Brum. Com essa parceria, foram criados novos contatos, sendo até fora do país. Como foi o caso de um engenheiro alemão, que visitou o nosso galpão e fez um levantamento do trabalho realizado”, informa.
Palmas (03/12) – Nos dias 29 e 30 de novembro, os colaboradores da Coapa Elinete Chaves Vieira, Adriele Alves Rodrigues, Maria Silvana Ramos, Mikael Bruno de Rocco, Wanderson Ferreira e Lucinalva Carvalho Nunes participaram do curso “Contabilidade para Gestores”. A capacitação foi realizada pelo Sescoop/TO, na sede do Sistema OCB/TO, em Palmas.
O curso foi ministrado pelo economista Gerson José Lauermann, também gerente de autogestão de cooperativas no Sescoop/PR.
Segundo os organizadores, o objetivo foi propiciar aos gestores o entendimento sobre as demonstrações contábeis e como elas contribuem para a correta tomada de decisão e gerenciamento dos negócios.
Funcionário do armazém da Coapa há um ano e oito meses, Wanderson Ferreira, considera o curso muito útil para a execução de seu trabalho. “Atuo como balanceiro e realizo funções administrativas como a emissão e controle de notas fiscais. Os conhecimentos adquiridos serão muito úteis para realizar bem minhas tarefas no armazém”, disse Ferreira.
Ao longo deste ano os colaboradores da Coapa participaram de todos os cursos de qualificação oferecidos pelo Sescoop/TO. (Assimp Coapa)
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Brasília (02/12) – Os membros do Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário da Organização das Cooperativas Brasileiras tiveram sua terceira reunião ordinária, em Curitiba (PR). A reunião aconteceu na sede do Sistema Ocepar.
Representando o Sistema OCB estavam: o superintendente, Renato Nobile, o coordenador do ramo agropecuário, Paulo Cesar Dias do Nascimento, e os analistas técnicos e econômicos, Pedro Silveira e Marco Morato.
Entre os itens da pauta estava a apresentação do balanço das ações desenvolvidas pelo Sistema OCB em 2013 e, também, o debate sobre temas considerados relevantes às atividades do Ramo. Por exemplo: as estratégias para Plano Agrícola e Pecuário e Plano Safra da Agricultura Familiar (2014/15) e a Caravana Embrapa.
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Brasília (02/12) – A partir de janeiro, todas as empresas brasileiras (e, também, cooperativas), deverão utilizar o eSocial para repassar suas informações ao governo federal. É mais um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) implantado pela Receita Federal do Brasil, com objetivo de, além de desburocratizar, simplificar a remessa das informações da folha de pagamento consolidando a garantia dos direitos dos trabalhadores.
E, por isso, o Sistema OCB realiza amanhã, na Casa do Cooperativismo, em Brasília, um curso sobre o assunto. O evento tem por objetivo apresentar as funcionalidades e impactos do eSocial na rotina das áreas de recursos humanos das unidades do Sescoop nos estados e das cooperativas, especialmente no que se refere à folha de pagamento de seus empregados.
Cerca de 60 pessoas de todo o País, representantes de unidades estaduais, participarão do treinamento. Entre os assuntos a serem tratados estão os aspectos básicos do eSocial e a obrigação legal de as empresas e cooperativas aderirem ao novo sistema.
O curso será capitaneado pelo gerente Financeiro do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Carlos Roberto Baena, e terá como facilitador, o consultor tributarista, José Luís da Costa Vieira.
Goiânia (02/12) - A última reunião do ano do Conselho de Especialidades (Consesp) da Unimed Goiânia foi realizada no auditório do Cremego e também teve a presença de integrantes do Conselho de Administração, como o presidente, Sizenando da Silva Campos Junior, o diretor de Planejamento e Controle, Breno de Faria, e o diretor-médico, Adriano Auad.
O coordenador do Consesp, Edmur de Melo Freitas, radiologista, fez um balanço geral do saldo positivo desse ano. "Os membros do Conselho amadureceram mais na participação e convivência dentro da Cooperativa. Apenas isso já pode ser considerado um ganho bastante considerável porque percebemos uma mudança de comportamento relacionada à colaboração", analisou.
Sobre a construção do Centro de Diagnóstico, o cooperado radiologista reconhece a tendência nacional de investimento das cooperativas em recursos e serviços próprios como forma de redução de gastos sem comprometer o mercado de trabalho dos prestadores, pelo contrário, gerando mais trabalho e renda para os cooperados.
"Acredito que com as medidas que estão sendo tomadas até o início do ano que vem, vamos começar o ano novo de forma bastante otimista, apesar das dificuldades enfrentadas em 2013. Seguiremos confiantes e cautelosos. Os próximos dois anos serão muito importantes e darão muito frutos, cujas sementes foram lançadas anteriormente, como os investimentos, para aumentar os ganhos de nossos cooperados", comenta Adriano Auad.
E por fim, o diretor de Planejamento e Controle, Breno de Faria, também defendeu a atitude do Conselho de Administração de coibir os abusos, ressaltando a necessidade do apoio do Conselho de Especialidades, o qual também saudou, desejando sucesso no ano que vem. (Assimp Sistema OCB/GO)
Rio de Janeiro (02/12) - A celebração comemorativa pelos 15 anos da Coop Proalt iniciou, no dia 28 de novembro, com uma mensagem de agradecimento pelas vitórias conseguidas ao longo deste período. Irmã Elizabeth Alves, uma das idealizadoras da Multimistura – produzida pela cooperativa, comandou a cerimônia. Ela disse que a natureza está em todos nós e por toda a parte. “Paremos de devastá-la ou não sobreviveremos por muito tempo”, definiu.
Após a leitura do Evangelho sobre São Francisco, houve um agradecimento em grupo e depoimentos de várias pessoas beneficiadas pela Multimistura. “Trabalhamos com os pequeninos e com as pequenas ações para que se tornem grandes e se multiplique”, complementou Elizabeth.
A Coop Proalt é uma cooperativa de trabalho alternativo de produtores e trabalhadores ligados à Pastoral da Criança que atua na produção da Mistura Multivida (registrada pela Casa da Criança e do Adolescente). Este produto melhora a qualidade de vida de cerca de sete mil pessoas da região do Médio Paraíba.
Centralizar a produção era fundamental – no início, moradores de comunidades faziam a Multimistura em cozinhas de igrejas da região. Devido ao risco de contaminação sanitária e à necessidade de aumentar a produção, a Coop Proalt nasceu graças ao empenho de três irmãs: Elizabeth Alves, Ana Maria e Terezinha.
Há 15 anos, os recursos iniciais do BNDES foram fundamentais para a aquisição de equipamentos e maquinários. Hoje, diversas instituições, como o próprio Sistema OCB/RJ apoiam a iniciativa. “Temos de pensar nos pequeninos e mais fracos, pois a recompensa de Deus será abundante”, declarou a presidente da Coop Proalt, Luzinete de Jesus Nunes. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Manaus (02/12) - Cooperativas dos Estados do Amazonas e Acre tiveram participação importante na sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (VII FIAM), que apresentou o slogan "Passe para o Futuro", referente a Copa do Mundo de Futebol de 2014 que terá sede também em Manaus. O evento foi realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) por meio da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), dos dias 27 a 30 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus.
Durante o evento foram realizadas uma série de exposições, palestras, fóruns e apresentações de produtos, conhecimentos e serviços da Amazônia brasileira para todo o mundo, fortalecendo a divulgação do modelo de desenvolvimento regional Zona Franca de Manaus (ZFM) e atraindo investimentos para a região.
Representantes o Sistema Cooperativista Amazonense expuseram seus produtos. Estiveram presentes no evento a Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru), Coopamart (Cooperativa Amazonense de Artesanato) e Coopanore (Cooperativa de Produção Agrícola do Novo Remanso). Como representantes do cooperativismo do Estado do Acre, participaram a Camprucsul (Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores Rurais de Cruzeiro do Sul) e a Cooperacre (Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre).
A Feira, que estreou em 2002 e cresce em importância e dimensão a cada edição realizada, é reconhecida como um dos maiores eventos multissetoriais da região Norte. Tal fato levou à inserção da FIAM no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, uma publicação do governo federal que abrange eventos com reconhecida excelência em realização, qualificação e confiabilidade no País. (Assimp Sistema OCB)
Fortaleza (02/12) - Em um clima dinâmico e de descontração, os colaboradores da Cooperativa Uniodonto de Fortaleza passaram a manhã de sexta-feira em treinamento na sede do Sistema OCB/CE. O curso, idealizado pelo setor de Formação Profissional, se refere a Excelência no Atendimento.
De acordo com a Gerente de Relacionamento da Uniodonto, o curso é muito importante, pois traz novos conhecimentos a todo o quadro de colaboradores. “Sempre é válido submeter-se a um aprendizado. E nisso o Sistema OCB/CE tem nos ajudado muito. Durante esse curso, que se conclui no final da tarde, podemos olhar para dentro de nós mesmos, nosso comportamento, ou seja, o curso está além do que sabermos simples técnicas para um bom atendimento”, disse Lídia Dantas.
Esse é o objetivo do Sistema OCB/CE: proporcionar a maior quantidade possível de conhecimento às cooperativas sempre procurando atualizar-se. “O mercado pede inovação. E a Uniodonto pensa no futuro, gosta de se colocar a frente. Por isso temos que investir agora e saber que vamos colher muitos frutos”, alerta Lídia. (Assimp Sistema OCB/CE)
Brasília (29/11) – Um raio-X do setor. É com essa intenção que será divulgada, em janeiro, a compilação das entrevistas e pesquisas realizadas ao longo da semana passada, com cooperativistas de todo o País. Mais de 600 pessoas – representantes das regiões brasileiras – foram ouvidas e opinaram sobre suas demandas e necessidades.
O resultado desse trabalho subsidiará o Sistema OCB na elaboração de cenários do ambiente de atuação, na identificação de desafios e formulação de temas direcionadores para o Sistema OCB. As pesquisas, entrevistas e grupos focais (debates) foram instrumentos adotados pelo Sistema OCB, como parte fundamental da elaboração do Plano Estratégico Sistêmico para o período 2015-2020.
Após a consolidação do material resultante das entrevistas, pesquisas e estudos realizados pela Gerência de Planejamento do Sistema OCB e pela empresa de consultoria Macroplan, será elaborado um “Caderno de Trabalho”.
Esse material será apresentado em uma oficina voltada aos dirigentes do Sistema OCB. Eles deverão analisar, debater e construir os cenários, identificar os desafios e formular os direcionadores para o sistema cooperativista. A oficina será realizada nos dias 27 e 28 de janeiro de 2014.
Manaus (29/11) – Pela primeira vez no Amazonas, o Sistema OCB/AM e a Comissão Especial de Estudos em Direito Cooperativo da OAB-AM promovem, o Seminário Amazonense de Direito Cooperativo. O evento está sendo realizado, hoje, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, na capital.
O Seminário conta com temáticas básicas do direito cooperativo. Entre elas estão: “noções gerais sobre direito cooperativo”, “participação de cooperativas em licitações e a importância do registro perante a OCB”, “a importância da Lei nº 12.690/12 para proteção de trabalhador/associado e o combate às pseudocooperativas”.
Na abertura do Seminário ocorrerá o painel “Importância da Criação e Fomento de Estudos pela CEEDC/OAB-AM”, e terá como debatedores: o presidente da OAB/AM, Alberto Simonetti Neto, o presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Pereira de Magalhães Junior, e o presidente da CEEDC, Alcian Souza.
Além disso, o evento conta ainda com a participação da representante da unidade nacional do Sistema OCB, a gerente Jurídica Ana Paula Andrade Ramos Rodrigues. (Assimp Sistema OCB/AM)
Goiânia (29/11) – Um encontro de dirigentes das cooperativas que compõem a Cooperativa Agropecuária Central Rede de Abastecimento iniciou o planejamento estratégico da central. A reunião foi realizada na sede do Sistema OCB/GO, em Goiânia, e contou com a participação de dois consultores, que apresentaram uma pesquisa apontando os pontos fortes e os primeiros desafios que a cooperativa central terá que enfrentar.
A Cooperativa Agropecuária Central Rede de Abastecimento foi constituída em assembleia realizada no último dia 12, na OCB Nacional, em Brasília. As nove cooperativas de Goiás e Minas Gerais que integram a constituição da nova central cooperativista são a Coapil, de Piracanjuba (GO), Coapro, de Orizona (GO), Comiva, de Mineiros (GO), Coopersil, de Silvânia (GO), Coopertril, de São Francisco (MG), Agroverde, de Campina Verde (MG), Caarg, de Lavras (MG), Coopas, de Santa Rita de Caldas (MG) e Corples, de Serrania (MG).
De acordo com o executivo da central, Danilo Macarini Umbelino dos Santos, a meta é conseguir a adesão de pelo menos mais 20 cooperativas até meados de 2014. Segundo o presidente do Sistema OCB/GO, Haroldo Max de Sousa, que liderou o processo, a constituição da central tem por finalidade ser braço econômico que possa alavancar os negócios das cooperativas associadas.
“Nossas cooperativas terão nessa central um forte agente de mercado, uma vez que ela vai comprar com mais qualidade, com melhores condições para as cooperativas. Será inicialmente uma grande central de compras, mas vai muitoalém disso, abarcando também, em breve, nossa rede de lojas agropecuárias e prestação de serviços em diversas áreas”, afirmou Max de Sousa.
Detalhando um pouco mais o perfil da nova central, ele citou alguns dos serviços que serão prestados pela nova central às cooperativas filiadas, como assessoria na área de marketing, gerenciamento de risco em commodities, orientação para as capacitações necessárias ao quadro de pessoal e promoção da intercooperação.
Ao final do encontro, ficou acertada nova reunião do Conselho de Administração da Rede para os dias 9 e 10 de dezembro. Esse próximo encontro contará com participações de representantes do Sebrae-GO e Senar-GO. (Assimp Sistema OCB/GO)
Brasília (28/11) - Propiciar aos gestores o entendimento sobre as demonstrações contábeis e sobre como elas contribuem para a correta tomada de decisão e gerenciamento do seu negócio. Esse é o objetivo do curso: Contabilidade Para Gestores, a ser realizado pelo Sescoop/TO, entre amanhã e sábado.
O evento ocorrerá na sede do Sistema OCB/TO, em Palmas. Segundo a organização, cerca de 30 dirigentes e gerentes de cooperativas tocantinenses devem participar do curso.
Para a superintendente do Sescoop/TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira, é importante que o gestor tenha conhecimento sobre as práticas contábeis. “As demonstrações contábeis não devem ser trabalhadas apenas pelo contador. É importante que os gestores e analistas estejam por dentro dos processos de tomada de decisão”, analisa a superintendente.
Para ela, a proposta do Sescoop/TO é suprir uma demanda de mercado que envolve os gestores e gerentes de cooperativas no conhecimento e na utilização das ferramentas contábeis.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL – O curso será ministrado pelo economista Gerson José Lauermann – também gerente de autogestão de cooperativas no Sescoop/PR. (Com informações do Sistema OCB/TO)
Salvador (28/11) – Avaliar o passado e o presente, promover ajustes e rumar forte na direção de um futuro mais promissor para o cooperativismo na Bahia. Com esses objetivos, lideranças do Sistema OCEB, colaboradores e representantes da OCB e DGRV – Organização das Cooperativas da Alemanha – se reuniram no quarto encontro de Alinhamento Estratégico, nos dias 22 e 23 de novembro, no Gran Hotel Stella Maris.
Durante o evento, o Conselho Diretor da OCEB avaliou a execução do planejamento 2010-2013 e apresentou os principais temas, ações e projetos que nortearão o Sistema Cooperativista na Bahia nos próximos quatro anos. Também foi apresentado o relatório das ações executadas no Plano de Trabalho do Sescoop/BA em 2013, em atendimento às demandas apresentadas pelas cooperativas baianas, bem como as ações planejadas para o exercício de 2014.
Coroando o processo de planejamento estratégico do Sistema OCEB, o Diretor do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Enio Mainen, proferiu palestra sobre "A importância do alinhamento em Sistemas Organizados de Cooperativas". Em sua fala, Enio destacou a relevância de se fazer parte de sociedades cooperativas no mundo atual, a importância do compromisso com valores e princípios e o papel dos dirigentes cooperativistas na busca da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.
Para o presidente do Sistema OCEB/BA, Cergio Tecchio, o evento se destaca por ser um espaço de participação e de compartilhamento de informações estratégicas com todos os integrantes do sistema, visando alinhar as visões, ações e procedimentos, o que concorre para o fortalecimento das cooperativas e do Sistema Cooperativista na Bahia como um todo.
Fortaleza (27/11) – As doze cooperativas que compõem o Programa Desenvolvimento da Competitividade e Profissionalização das Cooperativas do Ramo Agropecuário do Ceará se reuniram mais uma vez, na sede do Sistema OCB/CE. Desta vez, o objetivo foi avaliar as conquistas do Programa, implantado neste ano.
O encontro serviu ainda para nivelar as informações sobre as ações a serem realizadas em 2014. De acordo com o gerente do ramo agropecuário do Sistema OCB/CE, Francisco Alves Queiroz, o momento é de comemorar o que já foi conquistado. “Esse novo Programa beneficia a comercialização das cooperativas agropecuárias diretamente, pois tem trazido novos consumdiores ao nosso mundo. Firmamos convênios com órgãos importantes, como a EMATERCE, por exemplo”, comemora Queiroz.
PRAZO - A grande novidade do encontro das cooperativas do ramo agropecuário foi a notícia de que, a partir do dia 5 de dezembro, diversos produtos nãoperecíveis, produzidos pelas cooperativas chegarão a alguns bairros de Fortaleza. “A princípio a comercialização será nos bairros Montese, Padre Andrade, Aldeota e Antônio Bezerra e, também, em diversos estabelecimentos como: panificadoras, restaurantes, mercearias, etc”, disse Queiroz.
Os produtos que chegarão aos estabelecimentos serão: mel de abelha, me de engenho, castanha de caju, polpas de fruta, rapadura de coco, rapadura comum, batida, queijo de leite de cabra, dentre outros da agricultura familiar. O programa, patrocinado pelo Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop), receberá investimento de mais de R$ 3 milhões, ao longo dos seus próximos três anos de execução. (Assimp Sistema OCB/CE)
Brasília (27/11) - A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou, hoje, o parecer favorável do deputado André Figueiredo (CE) ao Projeto de Lei (PL) nº 3.067/2011, possibilitando o acesso direto aos recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) pelos bancos cooperativos, confederações e centrais de cooperativas de crédito.
A redação da proposta, que integra a Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013, foi redigida a partir das sugestões do Conselho Consultivo de Crédito do Sistema OCB (Ceco) e alinhada com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), desde o início da Legislatura.
Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o acesso ao FAT por parte das cooperativas de crédito será mais um passo importante para a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico e social do País. “A medida fortalecerá o acesso da população ao crédito de forma efetiva, dinâmica e com menor burocracia, gerando desenvolvimento, por meio de uma forma sustentável, que é o cooperativismo”.
ATUALIDADE – Hoje o cooperativismo de crédito conta com 1.042 cooperativas, registradas no Sistema OCB, e aproximadamente 6 milhões de cooperados. Com cerca de 70% de empréstimos com valores abaixo de R$ 5 mil, atualmente o setor se possui a melhor relação de distribuição de volume na carteira de crédito rural, entre todos os agentes do mercado financeiro.
TRAMITAÇÃO – Apresentado em 2011, pela senadora Ana Amélia (RS), o PL nº 3.067/2011 foi aprovado no mesmo ano no Senado Federal. Na Câmara, a matéria já tramitou pelas comissões de Trabalho (CTASP) e de Agricultura (CAPADR), ainda restando ser votadas pelas comissões de Finanças (CFT) e de Constituição e Justiça (CCJC), em decisão conclusiva. Caso sofra alterações em seu texto, o PL nº 3.067/2011 deve voltar ao Senado para análise das alterações.
Brasília (27/11) – Muito trabalho para 2014. Assim pode ser definido o fim da reunião ordinária do Conselho Consultivo do ramo Infraestrutura do Sistema OCB, realizada nesta terça-feira, em Brasília. Com uma pauta extensa, os membros do conselho definiram duas grandes ações para o ano que vem.
A primeira delas é a ampliação da aproximação com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Precisamos estar mais próximos dos nossos agentes regulares a fim de auxilia-los em seu trabalho, assegurando os direitos do cooperativismo. Um dos focos principais dessa aproximação é a metodologia de revisão tarifária”, avalia Tânia Zanella, gerente geral do Sistema OCB.
A segunda grande ação versa, ainda, sobre direitos. O Conselho pretende apresentar ao Congresso Nacional, um projeto de lei que assegure os direitos das cooperativas do ramo infraestrutura, ao passo que defenda suas particularidades, sobretudo no estabelecimento de tarifas que envolvam as transações de compra, venda e distribuição de energia elétrica aos cooperados.
Todos os desdobramentos destas duas grandes ações receberão o acompanhamento do corpo jurídico do Sistema OCB.
PAUTA - Também foram discutidos assuntos relativos às propostas dos conselheiros e entidades visando a aprimorar a atuação das entidades de representação.
Uniodonto do Brasil promove a integração de 88 singulares do Sistema com distribuição da agenda 2014
Brasília (27/11) – A agenda 2014 da Uniodonto, cuja capa apresenta as cores da bandeira brasileira já está sendo utilizada em muitos consultórios dentários do País. A edição de uma agenda é uma estratégia adotada há quase 10 anos, a fim de fortalecer a identidade da marca da maior cooperativa odontológica do mundo.
Nessa nova edição, o Sistema OCB foi um dos convidados a integrarem o material. Na página três – destaque principal do caderno – há o anúncio sistêmico das três entidades que compõem o Sistema: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional do Cooperativismo (CNCoop).
Para o diretor vice-presidente Político Institucional da Uniodonto do Brasil, Adalberto Baccarin, o caderno agenda 2014, é uma forma de aproximação com os profissionais da cooperativa. “Queremos estar próximos de nossas singulares, e também fazer parte do desafio do dia a dia do consultório do cooperado”, destaca diretor. (Com informações da Ascom da Uniodonto)