SomosCoop na estrada
Entrar, ajustar o banco, checar os retrovisores, colocar o cinto de segurança e dar partida no veículo. Então, mudar a marcha, acelerar, sentir o vento bater no cabelo, assistir ao surgimento da estrada que se desenha à frente participar ativamente da transformação do sonho em realidade. Tudo isso depois de planejar minuciosamente cada parte da viagem.
Cada quilômetro desse percurso, certamente, contará algo diferente. Do lado de dentro do carro, uma equipe cujo combustível é o desejo de mostrar a força e o propósito do cooperativismo no Brasil. Do lado de fora, quatro cantos de um país continental prontos para revelarem a todos o protagonismo de suas cooperativas. Esta é a missão do projeto SomosCoop na Estrada, iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para dar visibilidade a esse a esse jeito diferente de fazer negócio, que também pode ser considerado uma filosofia de vida.
A bordo do veículo pensado especialmente para o projeto estará Glenda Koslowski, apresentadora que conduzirá a iniciativa e dará carona a dezenas de histórias de cooperação destinadas a chegarem em segurança e da melhor forma ao destino final: a sociedade brasileira.
Na primeira temporada do SomosCoop na Estrada serão mais de quatro mil quilômetros rodados, atravessando cinco unidades da federação para visitar dez cooperativas e seus cooperados sob o slogan “No caminho, tem coop. No coop, tem caminho”. Todo o trajeto será transformado em episódios que começaram a ser gravados no final de agosto e devem ser disponibiizados em meados de outubro.
Samara Araújo, gerente de Comunicação e Marketing do Sistema OCB, contou em primeira mão, na Semana de Competitividade, onde se pretende chegar com o SomosCoop na Estrada:
Queremos que as pessoas conheçam o coop e se interessem pelos diversos assuntos em torno dele com histórias de verdade. Queremos gerar valor para ele e tudo que o cerca. Com esse projeto vamos ampliar as possibilidades de falar do assunto e levar esse entendimento com diversas histórias e sotaques, mostrando o coop em diversos ramos e diversas regiões”.
VIA DE MÃO DUPLA
O percurso previsto para o SomosCoop na Estrada é uma via de mão-dupla: tanto as cooperativas quanto a população serão impactadas de forma positiva.
Essa é mais uma janela que se abre para mostrar o coop para a sociedade. E as cooperativas podem aproveitar a visibilidade que será dada à marca SomosCoop para se posicionar no mercado como uma instituição cooperativista. Basta aplicar o carimbo SomosCoop em suas comunicações para surfar essa onda boa com o movimento”, frisou Samara.
Para o consumidor que ainda não conhece o cooperativismo, um universo de possibilidades aparecerá no horizonte. Para aqueles que já vivenciam o modelo, as histórias do SomosCoop na Estrada aumentarão ainda mais orgulho de ser coop.
Vamos aproveitar o SomosCoop na Estrada para captar imagens das pessoas, das cooperativas e das mudanças geradas pelo coop nas comunidades onde estamos presentes”, planeja Samara.
O resultado dessas viagens será entregue no formato de uma websérie, dividida em episódios, capaz de impactar todas as faixas etárias. “Queremos ir além das campanhas publicitárias. Um dos pontos-chaves é, acima de tudo, divulgar as histórias do coop de forma genuína, rica e diversa”, acrescenta a gestora.
Os conteúdos produzidos serão disponibilizados nas redes sociais SomosCoop, na mídia e por influenciadores digitais regionais, que farão parcerias com o projeto. A divulgação, além da internet, também foi pensada para acontecer em tempo real, na estrada, em movimento.
PÉ NA ESTRADA
Há muitos anos na estrada, o coop tem aberto caminhos para milhões de pessoas empreenderem de um jeito mais justo, ético de sustentável. São milhares de quilômetros percorridos por caminhos repletos de histórias emocionantes e belíssimas paisagens.
Para a gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Mota, o SomosCoop na Estrada tem potencial para ajudar cada vez mais brasileiros a conhecerem nosso jeito diferente de olhar o mundo e fazer negócios.
Quem assistir aos vídeos vai acabar se identificando com os valores e princípios do coop. Por experiência eu digo: quem conhece o o coop logo se apaixona. Esse reconhecimento, é claro, influencia nas escolhas de consumo, melhora o faturamento das cooperativas e pode até ajudar a aumentar o número de cooperados no Brasil”, conclui Fabíola.
OUTDOOR EM MOVIMENTO
Tanto o carro quanto a apresentadora da primeira temporada do SomosCoop na Estrada foram escolhidos a dedo para representar a imagem do projeto.
A repórter esportiva e ex-campeã mundial de bodyboading Glenda Koslowski é reconhecida por grande parte dos brasileiros por seu carisma, confiança, simpatia e inteligência.
Glenda estará a bordo de uma off road potente e capaz de enfrentar todo tipo de obstáculo — assim como o cooperativismo. O automóvel será um verdadeiro outdoor em movimento, divulgando a marca do coop e despertando curiosidade por onde passar.
Esta matéria foi escrita por Paulo Pimenta e está publicada na Edição 39 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação