Tolerância do peso sobre eixos em veículos de transporte rodoviário

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Brasília (11/12) – Foi realizada ontem (10/12) audiência pública na câmara dos deputados para debater o percentual de tolerância de peso entre eixos dos veículos de carga nas rodovias brasileiras. Entidades de representação do setor – como o Sistema OCB – defendem que a tolerância máxima seja estendida a, pelo menos, 7,5% sobre os limites de peso bruto, transmitido por eixo do veículo à superfície das vias públicas.

Para defender esse percentual, as cooperativas de transporte levam em conta vários fatores. Dentre eles estão:

- As diferenças de resultados de pesagens apresentadas pelas balanças móveis e fixas. As constatações práticas indicam que, nas balanças móveis, constantemente, o peso dos veículos é superior ao obtido em balanças fixas. Isso, algumas vezes, resulta em multas indevidas;

- As dificuldades inerentes à distribuição homogênea da carga sobre as plataformas de transporte;

- As cargas líquidas e as sólidas, com formato irregular. Por exemplo, as sucatas. Esse tipo de material pode se movimentar durante o transporte, alterando o peso sobre os eixos.

Como encaminhamentos da audiência, o grupo solicitou que o tema tenha prioridade para votação hoje (11/12) na reunião do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

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