Sistema OCB premia melhores redações do Programa Cooperjovem

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Cerimônia ocorreu em Brasília e contou com a participação de representantes de unidades estaduais, cooperativas e escolas

Brasília (7/4) – “Este prêmio representa todo o compromisso que temos com o programa Cooperjovem. Acreditamos que esta ação, cujo objetivo é a disseminação dos valores e princípios cooperativistas, seja capaz de mudar a realidade do país, mesmo que os estudantes não trilhem pelos caminhos do cooperativismo. Esses valores são bons, responsáveis, universais e têm o poder de influenciar a sociedade.”

Com esta frase, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a importância do programa Cooperjovem e deu início à cerimônia da oitava edição do Prêmio Nacional de Redação do Cooperjovem. O evento ocorreu hoje cedo, na Casa do Cooperativismo, em Brasília, e contou com a participação de representantes de unidades estaduais, cooperativas e escolas.

O presidente fez questão de frisar, ainda, que a participação e o empenho dos professores, das escolas, das cooperativas e das unidades estaduais foram essenciais para o sucesso do programa.

“Sem o comprometimento de vocês, não teríamos ido tão longe. Certamente, o Cooperjovem tem feito pelo estudante brasileiro algo sem preço: estimulado a busca pelo ideal cooperativista de bem estar coletivo, de qualidade de vida e de compromisso com a sociedade. Não tenho dúvidas de que o nosso futuro será muito melhor, graças aos valores que, agora, fazem parte da personalidade dos estudantes que escreveram redações para este Prêmio”, comenta Márcio Freitas.

RESULTADO – Na categoria I, que abrange o 4º e o 5º ano do Ensino Fundamental, o ranking é o seguinte: em primeiro lugar: Clemilson da Silva, da Paraíba; na segunda posição ficou o catarinense Kairos André Chiodini; e, no terceiro lugar, a também paraibana, Andressa Alexandre da Costa.

O resultado da categoria II, da qual puderam participar estudantes matriculados entre o 6º e o 9º ano, ficou assim: 1º lugar: Leandro Witt, de Santa Catarina; 2º lugar: Melissa Hoefelmann, de Santa Catarina; e, em 3º lugar: João Vitor de Paula, representando o Paraná.

SURPRESA – “Quando escrevi meu texto, não imaginava que seria um dos premiados, muito menos um dos primeiros lugares. As redações dos meus colegas eram muito boas também. Quando vi meu nome no telão lá da minha escola, fiquei muito feliz e minha mãe me disse que eu era o melhor filho do mundo. Pra mim, foi uma surpresa!” Clemilson da Silva, primeiro colocado da categoria I. (Clique aqui para ler a redação de Clemilson da Silva)

FELICIDADE – “Quando sobre do Prêmio eu comecei a escrever minhas ideias. Fui trocando informações com a minha professora e, aí, um dia o texto, em forma de poesia, ficou pronto. É muita felicidade, pra gente, que mora no fim do mundo, longe de tudo (sorri!). É o reconhecimento do nosso trabalho. Agradeço aos meus pais e à minha escola”. Leonardo Witt, primeiro colocado da categoria II. (Clique aqui para ler a redação de Leonardo Witt)

Durante a cerimônia, tanto os alunos quanto suas escolas e unidades estaduais de origem terão seu trabalho reconhecido. Os primeiros colocados receberam um notebook e um troféu, os segundos e terceiros, levaram pra casa um tablet e um troféu.

As escolas dos alunos premiados também receberam notebooks. Os professores, as unidades estaduais e as cooperativas foram homenageados com placa especial.

OBJETIVO – O objetivo do Prêmio é fortalecer o conhecimento sobre os princípios e valores do cooperativismo e, pautado na cultura da cooperação, incentivar os alunos a produzirem textos sobre a temática: “Desenvolvimento sustentável para todos: juntos podemos construir um mundo melhor”, tema desta edição.

PARTICIPAÇÃO – Esta edição do Prêmio contou com a participação de escolas públicas e cooperativas educacionais de 10 unidades estaduais, a saber: Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Piauí. Esses estados receberam a inscrição de quase 12 mil redações em suas etapas regionais.

COOPERJOVEM – O programa é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desde 2007 e envolve quase 100 mil alunos, 411 escolas, apoio de 79 cooperativas, localizadas em 140 municípios, em 13 estados do país. Para saber mais, clique aqui.

VISITA TÉCNICA – Após a cerimônia, o grupo composto por representantes de unidades estaduais, escolas e cooperativas participaram de uma visita técnica ao Congresso Nacional aos principais prédios históricos de Brasília.

CONFIRA OUTROS DEPOIMENTOS

INCENTIVO – “O resultado deste Prêmio se deu em função do esforço dos alunos, dos pais e dos professores. Estamos muito gratos ao Sistema OCB por incentivar o programa Cooperjovem, proporcionando, assim, a homenagem ao empenho das pessoas do interior do país e que tanto se empenham em defender o cooperativismo”. Doriane Heckmann Munzfeld, da Cravil, e que representou as cooperativas madrinhas.

ENTUSIASMO - “É estimulante vermos o resultado do nosso trabalho sendo reconhecido nacionalmente. Nós usamos a literatura de cordel, uma característica da nossa região, para expressar o nosso apreço pelo cooperativismo. Em nossa escola, além de plantarmos essa semente, cultivamos os brotinhos com muito entusiasmo”. Maria Juscilene Nestor, da escola Jaime Lacet, localizada em Santa Rita (PB), representante dos professores.

MENTES BRILHANTES – “Ao longo de todo o trabalho de avaliação, percebemos claramente as características regionais nos textos. Vimos, também, que no interior do país há mentes brilhantes e que nos emocionaram muito. E é dessas mentes que o Brasil precisa para ser mudado. Parabéns a todos vocês”. Patrícia Nobrega, gerente do Centro de Documentação do Sistema OCB e representante da comissão julgadora.

DESMITIFICAÇÃO – “Todos os pais querem uma educação de qualidade para seus filhos. Hoje, nós temos a prova concreta de que uma escola pública bem cuidada e direcionada traz resultados. Assim, fica desmitificado que alunos da rede pública são improdutivos. Não, eles produzem muito e este prêmio é a representação disto.” Érica Chiodini, mãe do aluno Kairos André Chiodini, segundo colocado na categoria I, e representante dos pais.

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