Sescoop celebra vencedoras do Prêmio de Redação Cooperjovem
“Hoje estamos aqui para reconhecer o trabalho destas meninas que representam um grupo de mais de 15 mil crianças e jovens que participaram do Prêmio”, destacou Ramon Belisario, superintendente Técnico do Sescoop, durante a cerimônia. Segundo ele, o Cooperjovem é o maior programa do Sescoop. Hoje, conta com 116 mil alunos, em 303 escolas de 131 municípios, envolvendo ainda 2.629 professores e, diretamente, 81 cooperativas.
O 1º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem é voltado para alunos de escolas públicas e de cooperativas educacionais, ligadas ao Sistema OCB, que estejam cursando entre a 3ª e 8ª séries do ensino fundamental e que façam parte do Programa Cooperjovem.
Inspiração na Turma da Cooperação
Para fazer a redação, a vencedora na categoria I, que compreende alunos de 3ª e 4ª séries, Fernanda Machado da Roza, se inspirou nas aulas e nos gibis da Turma da Cooperação que são usados no programa Cooperjovem. “O cooperativismo é a união de pessoas com um mesmo objetivo. Todos colaboram e se um ganha todos saem ganhando”, disse a aluna da Coeduc que completou dizendo: gostaria de, um dia, montar uma escola cooperativa para oferecer o ensino ideal para as crianças.
Fernanda também contou com a ajuda da mãe, Vera Rejane, para ler e criticar o texto. Segundo Rejane, esta iniciativa é excelente, pois divulga o cooperativismo que, na sua opinião, pode garantir um futuro diferente para a sociedade. “Neste sentido, o Sescoop realiza um trabalho muito bom”, finalizou.
Larissa Miti Shirota, que levou o primeiro lugar na categoria II, para crianças que cursam da 5ª a 8ª série, já participou de concursos de redação do Cooperjovem em nível estadual. Ela conhece o programa do Sescoop desde que estava cursando a 5ª série e disse que, para este trabalho, usou como base os projetos que sua escola vem desenvolvendo e os princípios do cooperativismo.
A união pela cooperação
Os pais de Larissa, Neucy e José Shirota, deram todo o apoio à filha durante o concurso porque conhecem a fundo o cooperativismo. A mãe é professora de matemática na escola de Larissa e José Shirota é diretor presidente da Cooperativa Agropecuária do Centro-Oeste – Copacentro, em Dourados (MS). Segundo ele, sua cooperativa é parceira da escola na difusão do cooperativismo. “Com a cooperação nossas crianças poderão ter muito mais oportunidades, garantindo o sucesso do País. O Sescoop é o grande veículo para chegarmos a esse futuro melhor”, pontuou.
A diretora da escola Dom Bosco, em Indápolis (MS), onde Larissa estuda, Aparecida Souza, também falou durante a entrega dos certificados às duas vencedoras do 1º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. “Trago o cooperativismo na prática e, graças a ele, hoje nossa escola baixou o índice de reprovação de 20% para 3%. Quando uma criança é reprovada, as outras imediatamente vão buscar novos alunos para fazer a escola crescer. Elas se organizam, auxiliam nas aulas e mostram o quanto o Cooperjovem é importante para elas e para toda a comunidade”, contou a diretora. A escola está situada na zona rural do Mato Grosso do Sul e atende a 600 alunos.
Juarez Pereira, coordenador de Capacitação do Sescoop-MS, e Adalva Alves Monteiro, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Maranhão (Ocema), participaram da cerimônia e destacaram o crescimento do cooperativismo em seus estados. Adalva ressaltou que os programas do Sescoop dão aos jovens uma visão de empreendedorismo. Já o coordenador do Sescoop-MS disse que momentos como este são fruto do esforço do Sescoop, que, no Mato Grosso do Sul, vem conquistando melhorias significativas nas cooperativas, além do aumento de associados. “O Cooperjovem é a semente para a grande mudança”, concluiu.
"