Produto lácteo do Brasil é destaque em feira internacional
Brasília (07/03) – Uma série de visitas técnicas internacionais deve ocorrer nos próximos meses no Brasil. A intenção dessas missões – boa parte delas oriundas do Mundo Árabe – é conhecer o mercado brasileiro de produtos lácteos e ampliar as possibilidades comerciais.
As visitas internacionais dão continuidade à participação brasileira na última edição da Gulfood, realizada entre os dias 23 e 27, em Dubai, pela Apex-Brasil, visando à promoção dos produtos nacionais no mercado árabe e a abertura de oportunidades de negócios internacionais. Essa foi a primeira participação de expositores brasileiros do setor lácteo num evento desse porte.
MISSÃO - A expectativa brasileira é de que representantes de países como Emirados Árabes, Arábia Saudita e Argélia cheguem ao Brasil até o fim deste semestre.
“Uma característica desses países é que as negociações precisam ser realizadas visando cooperação de longo prazo. Por isso, queremos desenvolver um relacionamento contínuo a fim de consolidar uma parceria duradoura”, comenta o Gerente do PS Lácteos, Gustavo Beduschi.
Segundo ele, além das visitas, estão previstas atividades de divulgação dos produtos nacionais a ser realizado ao longo deste ano, com apoio da Apex-Brasil. A copa do mundo é um dos alvos.
A procura por lácteos é grande na região dos Emirados e o assunto volta e meia surge quando se conversa com algum empresário local sobre as exportações brasileiras de alimentos e bebidas. Um conjunto de fatores fez com que o Brasil passasse de importador de leite para exportador ao longo da década passada, devido a problemas ocorridos em outros países fornecedores, demanda e preços em alta.
De janeiro a novembro de 2013, o Brasil exportou um valor acumulado total de US$ 117 milhões em produtos lácteos. As empresas e cooperativas associadas ao PS Lácteos foram responsáveis por cerca de 7% do total. “Se analisados apenas os últimos meses, a participação de empresas e cooperativas do Projeto é consideravelmente muito mais expressivo, chegando a 20% do total das exportações brasileiras”, avalia Beduschi.
GULFOOD - Adicionalmente, foi realizado em Dubai, no período da Gulfood, um jantar com empresas da região, quando foi realizada uma apresentação sobre o potencial de produção de leite no Brasil, bem como a capacidade de atendimento das demandas internacionais pelos participantes do Projeto Setorial de Lácteos (PS Lácteos). Também foram apresentadas as cooperativas e as empresas participantes, além dos produtos comercializados por elas.
O PS Lácteos é desenvolvido pelo Sistema OCB, em parceria com a Apex-Brasil, e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Seu principal objetivo é a promoção do setor lácteo brasileiro no exterior, enfocando empresas e cooperativas.
DEGUSTAÇÃO – Durante a Gulfood, uma cozinha foi especialmente montada para preparar pratos cujos ingredientes são legitimamente brasileiros. Um chef de cozinha preparou refeições que foram servidas em almoços, brunches e jantares. A intenção foi frisar a qualidade dos produtos brasileiros.