Organização e gestão de eventos é foco de curso do Sescoop/SC
Chapecó (29/6/16) – Organização e gestão de eventos foi o foco de um curso que reuniu cerca de 30 profissionais de comunicação, secretárias, gerentes e demais envolvidos com o segmento nas cooperativas do oeste catarinense, nessa semana, em Chapecó. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) e teve por objetivo discutir estratégias para estruturar mecanismos e metodologias para melhorar a qualidade dos eventos de forma sistematizada.
A capacitação foi ministrada pelo professor Marcelo Cunha, que atuou como assessor de Cerimonial do Governo do Estado de Minas Gerais, como presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP/MG) e Conselheiro do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas, CONRERP 3ª Região. Com base em sua experiência profissional, explanou sobre os desafios enfrentados na organização de eventos, mostrando que é possível contornar imprevistos e ter como resultado um evento de sucesso.
“A ideia foi trabalhar parte do planejamento e a operacional e colocar todas numa posição para articular e defender a organização. Trabalhamos no sentido de fazer uma projeção do anfitrião, afinal, hoje as organizações têm orçamento restrito e o cerimonial instrumentaliza as pessoas a administrar as etapas do protocolo”.
Segundo o palestrante, é fundamental que a cerimônia aconteça de acordo com as normas do cerimonial público. Por isso, apresentou desde o histórico do cerimonial, até conceitos, legislação, regras de precedência, composição da mesa e símbolos nacionais. Além disso, disponibilizou um modelo de programa para auxiliar os participantes.
Cunha ressaltou, ainda, a importância do trabalho em equipe e em harmonia para a conquista de um evento bem-sucedido. “São muitos os detalhes e, por isso, é essencial um trabalho em conjunto”, enfatizou destacando que, quando o público gosta, o feedback é imediato, ou seja, o participante costuma elogiar na saída, porém, quando não gosta, não fala para a organização, mas fala para muitas pessoas que conhece.
O coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, explicou que o curso faz parte do programa de Formação Profissional, que é um dos pilares da instituição. “Promovemos diversas capacitações anualmente, com treinamentos focados nas sugestões das cooperativas, e constantemente, recebemos feedbacks positivos, o que demonstra que estamos no caminho certo”, concluiu. (Fonte: Assimp Sescoop/SC)