Fenacoop pode gerar até R$ 20 milhões para cooperativas
Cooperativas de artesãs e costureiras de Alagoas realizaram um desfile de moda durante a feira. “O desfile foi extremamente importante para mostrar que as cooperativas podem oferecer produtos de qualidade e completamente adaptados às necessidades do mercado. Ao mesmo tempo, acontece a geração de renda e a conseqüente inclusão social, graças ao sistema cooperativista”, diz Branco.
Durante o evento, a organização anunciou que a Fenacoop passa a ser bienal. “Vamos intercalar a Fenacoop com a feira internacional do cooperativismo, promovida pela ACI (Aliança Cooperativa Internacional), que também será organizada pela WTM. Em 2008, a ICA Expo, que será voltada ao agronegócio, será realizada em Portugal”, anunciou o organizador da feira.
O gerente de Mercado da OCB, Evandro Ninaut, disse que “a Fenacoop é importante para o sistema. Como entidade representativa, apoiamos e marcamos presença, mas, a partir desse ano, resolvemos fazer algo a mais. Por isso organizamos a rodada de negócios”, disse.
Os trabalhos da rodada de negócios começaram muito antes da feira. A OCB, por meio do Sistema de Inteligência Comercial (Sico), levantou informações de diversas cooperativas em todo o país, realizou um estudo de mercado para apurar em quais segmentos há carência da oferta de produtos para as empresas e chegou a 17 cooperativas. Em seguida, entrou em contato com potenciais compradores dos produtos oferecidos pelas cooperativas e agendou reuniões durante a rodada de negócios.
Empresas como Scania, Tok Stok, Macro, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour participaram da rodada de negócio, segundo Ninaut. “Aconteceram quase 150 reuniões pré-agendadas durante os dois dias. Cada um dos possíveis compradores entregou um relatório sobre as cooperativas participantes e as possibilidades de negócios com cada uma delas. Os expositores também entregaram um relatório semelhante. Com o cruzamento dos dados é possível ver que a rodada de negócios vai dar um bom resultado”, diz. (Fonte: Ocesp)