Escola parceira do Cooperjovem recebe prêmio de gestão
Recife (17/11) – A Escola Municipal Baraúnas, localizada em São José do Egito, município que fica a 400 km do Recife, conquistou o 1º lugar na etapa estadual no Prêmio Gestão Escolar do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), entre as escolas municipais de Pernambuco. A conquista renderá um prêmio para a instituição, a ser entregue no início de dezembro, e representa o resultado de um trabalho coletivo com ênfase nas parcerias, adotado pela diretoria, à frente da gestão desde 2013. Uma das parcerias mais importantes empreendidas pela escola é a firmada com o programa Cooperjovem.
Para a gestora da escola, Elaine de França Brito, o Programa tem sido muito importante para a instituição. “O Cooperjovem tem uma filosofia muito própria, princípios e valores que acreditamos e tentamos manter. A questão do coletivo é fundamental nesse processo. Abraçamos essa causa porque traz resultados muito positivos”, afirmou.
Um desses resultados foi revelado também neste semestre por meio da classificação na etapa estadual do 9º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. A aluna Marcelina Macena de Lima, estudante da Escola Municipal Baraúnas, é uma das seis representantes de Pernambuco na etapa final do prêmio, cujo resultado será divulgado ainda este mês.
Para a coordenadora do Cooperjovem em Pernambuco, Madalena Nascimento, as recentes conquistas são consequência do trabalho bem-feito. “A escola está no Cooperjovem desde o início do programa, em 2006, e, ao longo desses anos, os alunos sempre se destacaram nos prêmios de redação. Os docentes também já foram classificados em nível estadual e representaram Pernambuco em etapas nacionais dos prêmios voltados para professores. Existe um compromisso. Eles trabalham, registram e reconhecem a importância dos alunos. Há um comprometimento grande com a educação. A gestão da escola também é muito comprometida. Além do Cooperjovem, eles trabalham com muitos outros programas e projetos.”, afirmou.
Entre as parcerias firmadas, destaca-se o Funcultura, que rendeu um vídeo produzido pelos próprios alunos, intitulado “O Mundo Mágico de Valentina”; participação no programa Casos e Causos da Rede Globo, trabalhos com a ONG Diaconia, além das participações em programas e projetos de nível estadual.
A escola está localizada na zona rural da cidade, possui 286 alunos e atua na Educação Infantil e nos níveis Fundamental I e II. Ainda segundo a gestora, o reconhecimento se deve também à ousadia da escola em projetos diferentes. Desde o ano passado, a instituição passou a trabalhar de forma programada não só a cultura da zona rural, mas de todo o interior, por meio das poesias.
O trabalho acontece no âmbito da disciplina Poesia Popular, que passou a integrar formalmente o currículo das escolas da cidade este ano. A redação da aluna classificada no Prêmio do Cooperjovem foi apresentada em formato de poesia e reflete o investimento da gestão na cultura local.
Para a conquista do prêmio de gestão, foram várias as etapas necessárias. O primeiro passo foi o preenchimento de um questionário de autoavaliação, seguido de visita da Gerência Regional de Educação (GRE) para apurar as evidências informadas on line. A partir daí, a primeira conquista: 1º lugar em gestão no Sertão do Pajeú.
A última etapa incluiu a visita da Secretaria de Educação do Estado para análise presencial da documentação, das dimensões, questões pedagógicas, projetos, avaliações, perfil das turmas, situação dos alunos e funcionários entre outros. “Estamos muito felizes. Somos uma escola da zona rural, do campo, mas conseguimos atingir esse patamar também”, concluiu a gestora. (Assimp Sistema OCB/PE)