Encontro estadual reúne professores do programa Cooperjovem
Recife (29/10) – Nos dias 24 e 25 de outubro, 110 professores dos municípios de Ingazeira, Jatobá, Pesqueira, São José do Egito e Santa Cruz do Capibaribe estiveram reunidos na cidade de Pesqueira para o Encontro Anual dos Docentes do Cooperjovem, que contou com a instrutoria de Celso Antunes e João Carlos Oliveira.
O objetivo do evento foi apresentar aos professores as mudanças que virão com a implantação dos Projetos Educacionais para a Cooperação, integrantes da nova metodologia do Programa, desenvolvida na reformulação realizada pelo Sescoop nacional.
No primeiro dia do evento, os professores participaram da oficina ministrada por Celso Antunes, que estimulou a reflexão sobre o papel do professor e sua responsabilidade no contexto em que está inserido. Na ocasião, o instrutor apresentou exemplos da realidade dos docentes em países desenvolvidos e provocou o questionamento sobre a realidade dos professores no Brasil.
No evento, Antunes relatou ainda sua experiência com o contexto internacional, onde, em muitos lugares, a educação de base é fundamental, e a educação infantil é conduzida por profissionais com mestrado e doutorado.
Após as reflexões do primeiro dia, a coordenadora do Programa Cooperjovem em Pernambuco, Madalena Nascimento, apresentou, no dia 25/10, as mudanças que virão com a reformulação e, então, o instrutor João Carlos Oliveira iniciou os trabalhos com os grupos sobre os projetos.
A experiência piloto com a nova metodologia, que considera não mais projetos individuais dos professores, mas sim propostas coletivas para as escolas parceiras, já havia sido trabalhada este ano em oficinas realizadas antes do encontro no município de Santa Cruz.
Dessa formação, resultaram três projetos que visam ao envolvimento da comunidade local, a exemplo da proposta de levar os pais a estarem mais presentes nas instituições escolares. O Programa Cooperjovem conta com mais de 400 professores e beneficia cerca de 12 mil alunos em Pernambuco. (Assimp Sistema OCB/PE)