Empresas e cooperativas do setor lácteo discutem estratégias de mercado
Brasília (2/10) – Sete empresas do segmento de lácteos, integrantes do projeto setorial B dairy, se reuniram ontem, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, para planejar as próximas ações de promoção das exportações do setor.
O B dairy é desenvolvido em parceria entre a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), com o objetivo de ampliar a participação do setor lácteo no mercado internacional e incrementar a competitividade brasileira; promover a imagem do Brasil no exterior (4º maior produtor mundial de leite); promover a mobilidade exportadora das cooperativas e empresas nacionais e incrementar a competitividade da indústria Brasileira.
Entre as ações que estão sendo avaliadas está a participação das empresas na feira Gulfood, que será realizada entre os dias 8 e 12 de fevereiro do ano que vem, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, feira Prod Expo, na Rússia, e a realização de rodadas de negócios virtuais com importadores árabes.
Entre as ações previstas, a Gulfood 2015, maior feira de alimentos do Oriente Médio, é uma importante vitrine dos produtos do setor na região. Além da feira, há expectativa de realizar missões comerciais no próximo ano, a fim de reforçar as ações na região. A associação da OCB à Câmara Árabe também é um importante passo para a ampliação do trabalho em benefício das empresas do B dairy.
O projeto B dairy tem a participação de dez marcas brasileiras produtoras de lácteos, e a expectativa é de ampliar o número de associados. Atualmente, seis dessas empresas já embarcam seus produtos para o mercado externo. O principal comprador destas marcas é a Venezuela, e na sequência, os países árabes.