Documentário de cooperativa marca lançamento do Dia C em Irecê/BA

"

Irecê (12/8) – A Cooperativa Educacional da Região de Irecê (Coperil) fez o lançamento da campanha de voluntariado do Dia C, que será desenvolvida na região em prol do Hospital Aristides Maltez. Essa unidade de saúde é referência no tratamento de pessoas com câncer na Bahia. A divulgação do Dia C ocorreu durante o Encontro de Presidentes de Cooperativas da Bahia 2014, que reuniu presidentes e dirigentes de cooperativas de Irecê e região.

O objetivo da cooperativa, durante a campanha, é arrecadar notas e cupons fiscais, que serão doados ao hospital, que fará a troca por recursos junto ao governo baiano. A iniciativa já foi abraçada pela população e todos estão empenhados nesse movimento nacional do voluntariado.

A presidente do Conselho da cooperativa e idealizadora do projeto, Alaerte Aronia, explica que a motivação para realizar essa campanha foi ter acompanhado o processo de um estudante que teve câncer e toda a luta da sua família para custear o tratamento.

“Recordo-me que foi muito doloroso e fizemos de tudo para ajudar essa família. Hoje, depois de ter vencido a batalha, o jovem e a seus pais contam essa história nesse documentário e esperamos que outros finais felizes possam ser igualmente contados. Essa ação que estamos desenvolvendo é guiada pelo desejo de sermos solidários com o próximo”, afirma Alaerte.
 
Ainda de acordo com Alaerte, em Irecê, a incidência de pessoas com câncer é grande e muitas recorrem ao Hospital Aristides Maltez para realizar tratamentos. “Por perceber essa situação e tentar contribuir para o bem-estar dessas pessoas, pensamos em desenvolver esse trabalho de arrecadação de notas e cupons fiscais. Desta forma, colaboramos com o hospital e com as pessoas que usufruem dos serviços oferecidos pela unidade”, enfatiza.

A Coperil instalou uma caixa coletora de notas e cupons fiscais na escola e em pontos comerciais da cidade. Além desses pontos, os estudantes, pais e funcionários têm realizado captação do material por meio da sensibilização social. Outra estratégia adotada pelos alunos das séries iniciais foi a caixa itinerante, um recipiente customizado que circula entre suas famílias e amigos.

Assista o documentário

"

Conteúdos Relacionados