Cooperativas de táxi são destaque no aeroporto de Recife
Recife (17/12) – De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nos aeroportos do Nordeste, o do Recife é o melhor da região. O estudo foi realizado este ano com 1.422 pessoas. Ao todo, o Aeroporto Internacional Gilberto Freire foi lembrado por 37% do número de entrevistados.
Em segundo lugar, com 21%, ficou o de Fortaleza e 15% dos viajantes colocaram o de Salvador em terceiro. De acordo com outro estudo, realizado pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), em nível nacional, o local de embarque e desembarque pernambucano foi eleito o segundo melhor do Brasil, perdendo apenas para Curitiba. Um dos pontos primordiais que deram esse reconhecimento ao Recife foi a competência na gestão de alguns serviços, entre eles, o de táxi.
Atualmente, duas cooperativas de táxis, vinculadas à OCB/PE, têm atuação no local: a Coopseta e a Coopstar. A primeira atua desde 1988, quando a administração pública da cidade quis implementar o sistema de bilhetagem nos transportes dos turistas que chegavam no Aeroporto. Antes do sistema, quem chegava ao Recife a turismo poderia sofrer com a incompatibilidade de preços do serviço, pois os taxistas poderiam alongar o caminho até o destino para faturar mais.
“A Coopseta surgiu para acabar com cobranças indevidas. Hoje, o turista chega ao nosso posto de atendimento no Aeroporto, diz para onde quer ir e já sabe o valor certo que irá pagar. Não trabalhamos com taxímetro, fato diferenciador no mercado. Esse tipo de serviço é um dos motivos que exalta o Recife com um dos melhores aeroportos do Brasil”, revelou o presidente da Coopseta, Adauto Paes Barreto.
A cooperativa hoje tem 60 carros trabalhando no local e transporta cerca de 500 pessoas por dia. De acordo com o presidente, parte do sucesso da cooperativa se deve à ajuda na qualificação dos profissionais, que teve grande contribuição do Sistema OCB/PE. “Só tínhamos muita vontade de trabalhar. Buscamos conhecimento dentro do mercado e o cooperativismo foi o estilo de trabalho que mais nos beneficiou. E, no nosso sucesso, temos de agradecer à OCB/PE, que nos ajudou bastante”, completou.
Aliada à Coopseta, e também em franca expansão, está a Coopstar. Criada em 2003, a cooperativa possuía 50 carros no início das atividades. Hoje já são 116 veículos. Esse número marca a Coopstar como a maior cooperativa atuante no Aeroporto do Recife. Com o cadastro diretamente feito pelo aeroporto, os taxistas da cooperativa são os únicos que podem usar o taxímetro de forma oficial com preço diferenciado do que é aplicado no mercado.
A segurança do passageiro é um dos quesitos primordiais dentro da instituição, de acordo com o presidente Carlos da Hora. Isso é o que difere os táxis cooperados dos considerados comuns.
“Quando o passageiro entra no táxi ele já sabe bem quem é o taxista, pois é fácil encontrar as credenciais de operação dele. Isso significa, na prática, que o profissional está habilitado a dar o apoio necessário para deixar quem visita a cidade no local certo de destino, sem enrolação e com segurança”, explicou Carlos da Hora.
E para facilitar mais a vida do turista no Recife, a Coopstar lançou, neste trimestre, o Guia da Cidade. Nele é possível encontrar dicas de bons hotéis, restaurantes e até um mapa com os principais pontos turísticos das zonas Sul e Norte do Recife.
“Nossa ideia era facilitar cada vez mais a vida de quem nós recebemos. Para isso, elaboramos esse Guia que conta com boas recomendações. Assim, quem nos visita não perde o bom da nossa cidade”, revelou Carlos da Hora.
Ele ainda afirmou que a ideia da cooperativa é lançar um guia diferente a cada três meses. Diversos exemplares serão distribuídos em restaurantes, bares, hotéis e até em outros aeroportos do Brasil através de parcerias.
O trabalho das duas cooperativas, juntamente com o lançamento do guia, foi algo comemorado pelo superintendente do Aeroporto do Recife, Alexandre Oliveira da Silva. As atividades das instituições agregaram valor e auxiliaram na conquista do título de um dos melhores aeroportos do Brasil. “Atualmente, o nosso aeroporto não funciona sem o trabalho e a dedicação das duas cooperativas. Muito preparados, eles fazem um serviço de excelência que contribuiu para o nível em que chegamos”, exaltou o superintendente.
Outro ponto visto como positivo foi a preocupação com a qualificação dos taxistas. “O cuidado com quem vem de fora é algo que cativa e acaba atraindo mais e mais pessoas. E, para se trabalhar com gente, deve-se saber instruir quem quer ingressar no ramo. As cooperativas praticam muito isso e acabam dando uma ótima primeira impressão ao turista", observou Alexandre. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PB)