Cooperativa usa café brasileiro para conquistar a China


O café brasileiro começa a conquistar a China, o maior mercado do mundo, por meio da ação de uma cooperativa. A Cooxupé, de Guaxupé (MG), resolveu investir no paladar do consumidor chinês abrindo uma cafeteria na cidade turística de Xi’an. A “CafeChocolat” começou a funcionar no último dia 30 de setembro em um shopping center da cidade, numa parceria da cooperativa com um grupo belga, o Cpe Group, e outro chinês, o Liu Jun, para oferecer uma variedade de bebidas quentes e frias e quitutes feitos com café, além de chocolates.

O presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, que ontem esteve em Brasília para apresentar ao presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, o projeto da sua cooperativa para o mercado chinês, disse que a cooperativa resolveu apostar nesta trajetória, “por acreditar na influência dos hábitos ocidentais entre os chineses”.

No primeiro dia de funcionamento da “CafeChocolat”, os chineses foram atraídos pela novidade e chegaram a formar fila para experimentar o sabor do café brasileiro, que ainda terá de ser adaptado ao gosto dos chineses, já que muitos clientes não tomaram o café puro, mas com leite.

A Cooxupé vai abrir uma segunda loja, desta vez na praça monumental onde está instalado o famoso Museu de Xi’an. Nesta cidade, de origem milenar, estão a Torre do Sino e a Torre do Tambor, duas construções de mais de 600 anos, que mesmo após o surgimento dos arranha-céus modernos, não perderam sua grandeza. A cooperativa acredita que o chinês, habituado aos contrastes, também pode conviver harmoniosamente com o sabor do nosso café e o hábito milenar do chá.

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