Cenário pós-eleição e Prêmio Cooperativa do Ano são discutidos por Diretoria da OCB
Reunião ocorreu hoje, em Brasília, e foi acompanhada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas
Brasília (29/10) – Os integrantes da Diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) tiveram hoje, em Brasília, sua 31ª reunião ordinária, a fim de discutir assuntos como o cenário pós-eleição para cooperativismo, o calendário de atividades para 2015, além da realização de eventos como a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito e o Prêmio Cooperativa do Ano. O trabalho foi acompanhado pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, pelo superintendente, Renato Nobile, e pela gerente geral da OCB, Tânia Zanella.
ELEIÇÕES - “Nossa expectativa em relação ao novo governo que a presidente reeleita Dilma Rousseff fará, pelos próximos quatro anos, é que o cooperativismo seja considerado, tanto por ela quanto por sua equipe, como um instrumento de desenvolvimento socioeconômico alternativo e economicamente viável.” Com esta frase, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, iniciou sua análise sobre o resultado do segundo turno das eleições, ocorrido no último domingo 26/10.
Para ele, “foi uma disputa muito acirrada. Ao longo de toda a apuração, foi possível ver que o Palácio do Planalto foi disputado voto a voto. Com o resultado apertado, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que ouviu o recado das urnas e fez questão de afirmar que trabalharia por união e mais diálogo Dilma”, comenta Márcio Freitas.
ANÁLISE – A intenção da análise do segundo turno das eleições, feita pelo Sistema OCB, é subsidiar as lideranças cooperativistas com um leque de informações relevantes sobre o cenário político com o resultado final do processo eleitoral. (Clique aqui para ler o documento)
DICC – Os diretores comentaram, também, sobre o trabalho desenvolvido pelo Sistema OCB, Banco Central e Sistema Nacional de Crédito Cooperativo para celebrarem o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), no último dia 17/10. A data é comemorada ao redor do mundo, sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro. E, para marcar a celebração, o Sistema OCB, organizou a exposição audiovisual “Serviço local. Bem global”, por meio da qual foi possível contemplar a história de cooperativas do Ramo Crédito.
A exposição permanecerá em cartaz no Museu de Valores do Banco Central até o dia 5 de janeiro do ano que vem. Os participantes do evento também se divertiram assistindo à apresentação da peça “Todos Juntos Somos Fortes”, executada por 38 alunos da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas (Instituto Ellos), que conta com o apoio da cooperativa financeira Sicoob Saromcredi.
PRÊMIO – Ao longo da reunião, também foi discutida a realização da premiação da nona edição do Prêmio Cooperativa do Ano, que ocorrerá em Brasília, no dia 25/11. Sobre as inscrições, os diretores mostraram-se surpresos com o resultado que superou a última edição do prêmio. Ao todo, 185 cooperativas, representando 21 estados e 10 ramos, inscreveram 273 projetos nas sete categorias da disputa. O último prêmio foi realizado em 2012 e contou com 212 projetos de 138 inscritas oriundas de 20 unidades da Federação.
EXTRATO – Dos 273 projetos da nona edição do Prêmio Cooperativa do Ano, 83 deles foram inscritos na categoria COOPERATIVA CIDADÃ, beneficiando a população local.
A segunda categoria que mais recebeu projetos foi a DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, que reconhece ações com foco em racionalização do consumo de bens como água, energia elétrica, combustíveis fósseis, plásticos, papel, entre outros. Ao todo, 48 inscrições foram realizadas.
- COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO: 33 projetos inscritos. Premia as práticas do dia a dia que promovam a cultura do cooperativismo junto à população local.
- FIDELIZAÇÃO: recebeu 29 inscrições, visando ao reconhecimento de projetos que promovam a fidelização do cooperado à sua cooperativa como, por exemplo, o aumento da presença do cooperado na rotina da instituição.
- BENEFÍCIOS: no total, foram inscritos 34 projetos nesta categoria que avalia a disponibilização de mais benefícios aos cooperados.
- ATENDIMENTO: 16 projetos inscritos ao todo. A categoria é voltada a iniciativas que mostrem a melhora no atendimento aos cooperados: implantação do atendimento e prestação de serviços via internet; melhora do espaço físico e dos equipamentos; diminuição da burocracia e do tempo de atendimento ao cooperado; e facilidade de acesso às informações.
- INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: 30 inscrições. Visa a reconhecer cooperativas que implantaram projetos inovadores ou que desenvolveram novas tecnologias junto aos seus cooperados.