Câmara temática do setor educacional discute plano de trabalho

Nesta terça-feira (10), as câmaras temáticas de Pais e Professores das Cooperativas Educacionais debateram o plano de trabalho para 2022. A criação de um Sistema Único de Ensino Cooperativo foi discutida pelo colegiado, que deseja aprofundar mais sobre esta estrutura nacional em um grupo de trabalho exclusivo para o tema. 

As câmaras abordaram também a aplicação dos novos formatos de ensino criados durante a pandemia da Covid-19 e os avanços apresentados pelos novos modelos. O grupo retomou ainda a discussão sobre a obrigatoriedade da disciplina “cooperativismo” na grade curricular. 

A busca pela tributação adequada e a ampliação de linhas de crédito para o setor foram os outros temas abordados no encontro. A intercooperação com o Ramo Crédito, bem como as ações conjuntas entre as coops, tem potencial para permitir um crescimento ainda mais expressivo do segmento.  

O cooperativismo educacional – As cooperativas educacionais representam um conjunto de empreendimentos que tem como objetivo promover a educação nas escolas, com a oferta de ensino de qualidade a preços justos e, também, oportunidades para os professores cooperados exercerem a docência de maneira autônoma e coordenada. As cooperativas deste segmento têm atuado, junto ao Sistema OCB, por meio das câmaras temáticas. Estas têm desempenhado papel fundamental na sugestão de políticas públicas, respeitando as especificidades das cooperativas, setor de atuação e diferenças regionais. 

Conteúdos Relacionados