Brasil prospecta novos negócios no mercado russo

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Brasília (16/9) - A 23ª World Food Moscow 2014, que ocorre na capital da Rússia, ao longo desta semana, está com uma forte participação de empresas brasileiras, presentes em dois pavilhões. A intenção é aproveitar o momento econômico daquele país, para ampliar as oportunidades de negócios.

Tradicionalmente, os produtores de carne bovina e de aves fazem questão de expor seus produtos, entretanto, neste ano, um dos destaques é a presença de empresas do setor lácteo, motivadas pelo aumento da demanda por produtos latino-americanos, principalmente a manteiga e os queijos brasileiros.
 
No primeiro dia da feira, Paulo César Dias Júnior e Bernhard Smid, representantes do Projeto Setorial de Promoção de Exportações dos Produtos Lácteos Brasileiros (B Dairy), e também do Sistema OCB, mantiveram contato com empresas russas interessadas em ampliar suas relações comerciais com o Brasil. Os russos também aproveitaram o encontro para fazer um levantamento de informações mercadológicas relativas ao setor produtivo nacional.

Os dois brasileiros participaram, também, de outro evento promovido pelo embaixador Antonio José Vallim Guerreiro, na embaixada do Brasil na Rússia. “Podemos avaliar o encontro como excelente oportunidade para ampliarmos as informações sobre as relações comerciais da Rússia”, comenta Paulo Cesar Dias Junior.
 
RELEVÂNCIA – Destaque para o trabalho realizado pelo escritório da Apex-Brasil em Moscow, que envidou esforços, coordenando a realização de reuniões de significativa relevância para os expositores brasileiros, além de um seminário sobre as oportunidades do mercado Russo no atual cenário político internacional, realizado hoje.
 
OPORTUNIDADE – Para as empresas e cooperativas do Brasil, o embargo estabelecido pela Rússia quanto à importação de produtos europeus e americanos abre uma janela de oportunidade para a entrada de produtos de outros mercados.

O desabastecimento de produtos lácteos já é notório, e a importação de produtos sul-americanos, particularmente do Brasil, é vista pelos russos como parte da solução para suprir a demanda.
 
Os representantes do B Dairy afirmam a necessidade de se ter cautela nas relações comerciais com o mercado russo, pois as empresas devem sempre buscar exportar, garantindo regularidade de entrega aos clientes, e não por períodos alternados ou apenas quando surge uma oportunidade, mas perenemente. Se essa relação foi bem trabalhada, o país pode vir a se tornar um importante parceiro comercial do Brasil.
PROSPECÇÃO – Nos próximos dias, os representantes do B Dairy, continuarão a realizar contato com empresas russas interessadas em ampliar suas relações comerciais com empresas e cooperativas do projeto, além de realizar prospecções nas redes de varejo e atacado de Moscou, buscando importantes informações sobre tendências deste mercado e custos dos principais produtos lácteos comercializados.

HISTÓRICO - A World Food Moscow está entre as dez maiores feiras de alimentos do mundo e é uma importante porta de entrada de empresas brasileiras ao mercado russo. Em 2013, a feira contou com 11 pavilhões dos setores de carnes e aves, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, frutas e legumes, laticínios, confeitaria, mercearia, peixes e frutos do mar, alimentos enlatados, café e chá, alimentos congelados, óleos, gorduras e molhos. Teve a participação de mais de 1,6 mil expositores de 68 países.

CONHEÇA A FEIRA

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