BNDES prorroga Procaminhoneiro até março/2011
Muito criticado pelos transportadores autônomos e considerado pelo governo como um projeto de sucesso, o Procaminhoneiro teve seu prazo estendido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de 31 de dezembro deste ano para 31 de março de 2011.
Criado pelo governo com o intuito de estimular a renovação da frota do País, o Procaminhoneiro financia, por meio de instituições credenciadas, a aquisição de equipamentos novos e usados (com até 15 anos de fabricação) para pessoas físicas e microempresas do segmento de transporte rodoviário de carga.
As vantagens oferecidas são o prazo longo de pagamento, a dispensa de entrada e a taxa fixa de juros de 4,5% ao ano, a menor do mercado.
Dificuldade de acesso
Apesar dos benefícios, o Programa tem abrangência insatisfatória para uma grande parcela dos transportadores autônomos e é recordista de reclamações. No momento em que tentam aderir ao Programa, muitos encontram dificuldade ao comprovar renda ou conseguir crédito em bancos.
Pode ser que no próximo ano, com o advento do Cartão-Frete, a situação melhore e os transportadores possam comprovar sua renda.
Um outro entrave são os próprios bancos que demonstram desinteresse em repassar as verbas, em função da pequena margem de administração imposta pelo BNDES. Mas se houver alguma alteração, o crédito ficará mais caro.
Além disso, os associados a cooperativas de transporte que optaram por se recadastrar como CTC não estão conseguindo acesso ao financiamento por falta de conhecimento do BNDES, da nova categoria criada, em 2009.
A OCB está atuando junto ao Banco para que os cooperados sejam reconhecidos como "pessoas físicas", assim como os autônomos, e possam se beneficiar do programa.
Da mesma forma, a OCB, em 2011, vai trabalhar para que um número maior de cooperativas de crédito atuem como entidades financeiras credenciadas para o Procaminhoneiro.
(Fonte: TransportaBrasil)