Sescoop terá Diretriz Nacional de Promoção Social

"

Aproveitar o que já é realizado pelos estados no mercado de promoção social. Essa é a palavra de ordem do recém-lançado Comitê Nacional de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. O grupo – composto por representantes de nove unidades estaduais e também da unidade nacional do Sescoop – está reunido em Brasília, pela primeira vez, para tratar de temas como desenvolvimento humano, responsabilidade social, qualidade de vida e segurança no trabalho.
 
Sob coordenação da gerência de Promoção Social da unidade nacional, o encontro – que teve início hoje e segue até quinta-feira (11/4) – tem por objetivo elencar os pilares da construção da Diretriz Nacional de Promoção Social do cooperativismo brasileiro. “Nas ações de promoção social é que chegamos mais próximos do nosso cliente, da nossa razão de ser, que são as cooperativas e todo seu quadro social”, afirma o  superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos. “A ideia da Diretriz não é criar grandes amarras, mas sim potencializar ao máximo aquilo que hoje já é desenvolvido por unidades estaduais e cooperativas. Queremos destacar e valorizar estes trabalhos, promovendo uma sistematização para melhoria dos processos”, diz, exaltando ações de sucesso como Cooperjovem e o Dia C. Na opinião de Prudente Santos, tratam-se de iniciativas valiosas, que precisam ser estimuladas.
 
Como desafios, o superintendente cita a saúde e a segurança do trabalho: “essa é uma grande preocupação nossa e queremos fornecer as orientações adequadas às nossas cooperativas”.
 
Integração - O gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas, Maurício Alves, destacou a integração entre as três áreas finalísticas do Sescoop (Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento) como fundamental para o sucesso do trabalho. “Toda atividade de formação profissional ou de monitoramento agrega valores sociais importantes. Somos uma instituição de pessoas, e nossa preocupação tem de ser o social. Nossa tarefa maior, unindo as três áreas finalísticas, é pensar de que forma atingimos realmente nosso público final”, avalia.
 
Reforçando a fala do superintendente Luís Tadeu, Alves também ponta a necessidade de utilizar e aprimorar experiências existentes nos estados: “Muitas vezes, as soluções podem estar em pequenas coisas, em simples ações. Temos vivências sociais fantásticas, das mais simples às mais sofisticadas, por todo o país. Temos de aproveitar essas diferenças”.
 
Metodologia – A construção da Diretriz Nacional de Promoção Social será feita de forma totalmente participativa e colaborativa. “O Sistema está demandando ter uma diretriz nacional de promoção social, seguindo o sucesso pioneiro da Diretriz de Monitoramento, lançada no ano passado”, destaca a gerente de Promoção Social do Sescoop, Maria Eugênia Ruiz Borba. “Neste processo, de construção participativa, ter dois representantes de unidades estaduais de cinco regiões do Brasil proporciona ter as mesmas orientações, referências e parâmetros, de forma que possam ser alcançados resultados efetivos para o cooperativismo brasileiro”.
 
Para traçar a nova diretriz de promoção social, a Geprom realizou amplo levantamento das atividades desenvolvidas nas unidades estaduais. Pesquisou, também, os principais conceitos e aplicações sobre o tema. Segundo Eugênia, esses dados serão norteadores à construção da Diretriz. “Queremos apresentar ao final um modelo que sirva de inspiração às demais unidades e, acima de tudo, respeite as ações já promovidas na base”, acrescentou.
 
Inovação – Como forma de proporcionar maior leveza e eficiência aos debates, a Geprom trouxe à reunião do Comitê de Promoção Social um conceito inovador: o modelo do “World Coffee”, personalizado, no caso, para “Café Cooperativo”. Nele, as discussões são realizadas em meio a um ambiente criativo e descontraído, proporcionando maior fluência de ideias e argumentações. “Trata-se de um processo planejado de conversação que propicia a criação de uma rede viva de diálogo colaborativo sobre perguntas relevantes”, explica Maria Eugênia. Segundo ela, esse modelo contribui para uma descoberta conjunta de caminhos, viáveis e práticos, que funcionam como direcionamentos para as questões relevantes discutidas.
 
Vale destacar: o Comitê Nacional de Promoção Social do Sescoop é composto por representantes das seguintes unidades estaduais: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

"

Conteúdos Relacionados