Vencedores do Prêmio de Redação do Cooperjovem cumprem agenda em Brasília
Lucas Gabriel Alves de Oliveira, aluno do 5º ano da Escola Municipal Açude da Porta, de Pernambuco, e Erick Henrique da Silva, aluno do 8º ano do Colégio Estadual Idalina de Paula, do Tocantins, vencedores do 2º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, aproveitaram para conhecer sobre cooperativismo e os principais pontos cívicos de Brasília (DF).
Depois de terem recebidos os troféus em uma solenidade na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), ontem (11/12), eles visitaram a Cooperativa Agrícola do Distrito Federal. Nesta sexta-feira (12/12), os jovens, acompanhadas de integrantes da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento (GEADG), visitaram vários pontos cívicos da capital federal.
Para o gerente da GEADG, José Luiz Pantoja, a intenção é que os jovens conheçam Brasília e ampliem os seus conhecimentos, tendo em vista que foi construída para ser a capital do Brasil, centro das decisões do País e onde o poder se reúne. Além disso, destaca Pantoja, os jovens se deslumbram com o patrimônio histórico e toda a diversidade cultural presente nos diferentes pontos turísticos da cidade. “O passeio é uma forma de valorizar os premiados e dar uma oportunidade para que ele adquiram mais conhecimento e vislumbre novos caminhos”, diz .
Evolução – “O Cooperjovem tem promovido uma mudança gradativa nas crianças. Esse prêmio é gratificante porque valoriza esta evolução no pensamento e no comportamento”, disse a professora de Erick, Ruth Ferreira de Aquino, durante a premiação.
O prêmio de redação tem como objetivos fortalecer os princípios do cooperativismo e estimular a cultura da cooperação nas escolas do ensino fundamental. Para a edição deste ano, o tema escolhido foi “Cooperjovem: resultados na escola e na comunidade”. Participaram 35 mil redações frente as 15 mil, em 2007.
"