Vencedores do prêmio de redação Cooperjovem recebem troféus
Os vencedores do 2º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem participaram da cerimônia de entrega de troféus, nesta quinta-feira (11/12), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em Brasília (DF). A premiação é dirigida aos alunos da 3ª a 8ª séries do ensino fundamental de 18 estados que adotaram o Cooperjovem.
Lucas Gabriel Alves de Oliveira, aluno do 5º ano da Escola Municipal Açude da Porta, localizada no município de São José do Egito (PE), ficou com o primeiro lugar da categoria I, destinada a estudantes das 3ª e 4ª séries. “Praticamos a cooperação o tempo todo, nos trabalhos em grupo, em casa e com os amigos”, explica o estudante. Lucas mostrou em sua redação como o Cooperjovem mudou a rotina da escola e da comunidade. Segundo Derivaldo Soares de Oliveira, pai do aluno, o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola merece destaque.
O vencedor da categoria II, para estudantes de 5ª a 8ª séries, Erick Henrique da Silva, aluno do 8º ano do Colégio Estadual Idalina de Paula, situada no município de Paraíso do Tocantins (TO), fez uma comparação, em sua redação, do trabalho do garimpo com o desenvolvido em sala de aula pelo Cooperjovem. Segundo ele, “o programa garimpa mentes preciosas e desenvolve as habilidades, o potencial de cada um”. A mãe de Erick, Noraldina Dias da Silva, que também participou da cerimônia, disse que a cooperação sempre fez parte da rotina da casa. Para ela, o programa, na escola, vem reforçar o comportamento cooperativo aprendido em família.
Evolução – “O Cooperjovem tem promovido uma mudança gradativa nas crianças. Este prêmio é gratificante porque valoriza esta evolução no pensamento e no comportamento”, disse a professora de Erick, Ruth Ferreira de Aquino, durante a premiação.
O prêmio de redação tem como objetivos fortalecer os princípios do cooperativismo e estimular a cultura da cooperação nas escolas do ensino fundamental. Para a edição 2008, o tema escolhido foi “Cooperjovem: resultados na escola e na comunidade”. Participaram 35 mil redações frente às 15 mil, em 2007.
Clique aqui para ler as redações vencedoras