Profissionais discutem estratégias de comunicação no Mato Grosso
Cuiabá (14/11) – Um dia para se discutir os rumos e as estratégias de comunicação do Sistema OCB/MT, além de estreitar o relacionamento entre as equipes de comunicação das cooperativas com a unidade estadual. Esses dois objetivos deram o tom do Encontro de Comunicadores do Sistema OCB/MT, realizado hoje, em Cuiabá.
O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, prestigiou o evento e agradeceu o empenho dos profissionais em participar de forma ativa, contribuindo com suas experiências que podem melhorar os processos comunicacionais no movimento cooperativista mato-grossense.
Já o superintendente, Adair Mazotti, fez questão de destacar que a área de comunicação social possui grande relevância no processo que envolve a divulgação da mensagem e da imagem do cooperativismo e que, por isso, as ações devem caminhar juntas e de maneira alinhada.
PRÊMIO - Um dos assuntos da pauta foi a realização de seu I Prêmio de Jornalismo, cuja discussão foi comandada pelas jornalistas Maria Helena Manhães e Rosana Vargas, que coordenaram o encontro. A efetivação da Rede de Notícias do Cooperativismo de MT ocupou, também, a pauta. Essa rede terá como missão unificar a linguagem na divulgação das ações das cooperativas e ampliar a participação do Sistema nos noticiários.
Os comunicadores discutiram, ainda, o seu dia a dia, as dificuldades e as oportunidades de melhoria. Uma oficina sobre a relação dos assessores de comunicação com a mídia, o futuro da assessoria de comunicação e as tendências nos veículos de comunicação, foi realizada pela jornalista Camila Bini, da empresa Dialog Assessoria e Comunicação.
Camila fez uma reflexão sobre a importância de se ter objetivos estratégicos, metas, definição de Públicos e de ter foco naquilo que se quer informar. “Públicos diferentes exigem mensagens diferentes. Da mesma forma devemos levar em conta as plataformas que conversam de maneira particular”, comenta a jornalista.
NACIONAL - A Diretriz Nacional de Comunicação do Sistema OCB foi apresentada pela gerente de Comunicação, Daniela Lemke. Ela explicou que o documento foi elaborado pelos integrantes do Conselho de Comunicação, com apoio da empresa de consultoria Macroplan.
“Essa diretriz leva em consideração as características regionais, apresentadas pelos conselheiros e pretende ser uma grande ferramenta de melhoria do nosso trabalho, com vistas à consolidação da marca sistêmica. E a participação de todos os profissionais aqui presentes é fundamental”, comenta a gerente.
Segundo ela, o Conselho de Comunicação, formado pela Diretoria e por profissionais que representam as regiões do país, entende que é essencial que a comunicação seja trabalhada de forma estratégica e planejada, pois fortalece a identidade do Sistema OCB e melhora o relacionamento com seus públicos. Uma comunicação melhor permitirá que a sociedade reconheça os diferenciais do cooperativismo e se identifique com os princípios do setor.
AVALIAÇÃO - “A comunicação só se efetiva quando todas as partes envolvidas se unem em um mesmo objetivo. Por isso, a participação da OCB Nacional com o apoio da gerente de Comunicação, Daniela Lemke, nos dá mais possibilidade de planejar ações com resultados de forma sistêmica. Juntos seremos sempre mais fortes e eficientes”, avalia a assessora de comunicação Rosana Vargas.