Divulgado resultado do 7º Prêmio Nacional de Redação do programa Cooperjovem

"

Brasília (12/11) – O Sistema OCB divulga hoje os nomes dos alunos vencedores da sétima edição do Prêmio Nacional de Redação do programa Cooperjovem. Após três dias de análise e leitura das redações classificadas, a comissão julgadora mostrou-se encantada com a criatividade, entendimento e compromisso dos alunos com o tema: “A cultura da cooperação pela água e pela vida” assumindo, então, o compromisso pela sustentabilidade e preservação deste importante recurso natural para as futuras gerações.

Na 1ª fase foram escritas, nesta edição, cerca de 10.500 redações, tendo sido 66 selecionadas pelas Unidades Estaduais e encaminhadas à Unidade Nacional do Sescoop para a 2ª e última fase de classificação.

Esta edição do Prêmio contou com a participação de escolas públicas e cooperativas educacionais de 13 unidades estaduais, a saber: Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão contemplados com uma viagem para Nova Petrópolis (RS), a Capital Nacional do Cooperativismo, com seu acompanhante legal e um professor indicado pela sua escola.

Além disso, as respectivas escolas receberão um notebook como premiação, dos três primeiros colocados. A banca julgadora contou com a participação dos seguintes membros: Aline Nascimento, consultora e especialista em Educação, Ana Carolina Pereira (Sescoop/DF), e as analistas do Sistema OCB: Luciana Peres, Mara Lobo, Daniela Stella e Carla Neri.

“Foi interessante perceber que crianças e adolescentes, da Região Norte a Sul, já identificam problemas graves oriundos da má utilização da água nas tarefas do dia a dia, da poluição das nascentes, as alterações climáticas e a importância do papel de cada um para minimizar os impactos deste processo”, comentou a gerente de Promoção Social do Sistema OCB, Maria Eugênia Ruiz.

Para ela, o fato de premiar os três primeiros colocados em cada categoria, certamente, não é o mais importante. “O maior valor agregado é a participação coletiva dos alunos na pesquisa, discussão e proposta de solução para a temática abordada. Todos devem ser parabenizados, pelo esforço e compromisso individual empreendido e, que somado ao coletivo, geram uma imensa transformação social”, finaliza Maria Eugênia.


RANKING

Categoria I – 4º e 5º ano

Categoria II – 6º ao 9º ano

SC

Natieli da Silva Pereira

PE

Gabriela Alves da Silva

PB

Larissa dos Santos Silva

TO

Ana Clara Ribeiro dos Santos

PR

Kaio Victor Rodrigues da Rosa

PE

Vanessa Maria Gomes da Silva

"

Conteúdos Relacionados