Coordenadores participam de Encontro Nacional do Cooperjovem
Brasília (11/9) – Representantes de 13 unidades estaduais deram início hoje a mais um Encontro de Coordenadores do Programa Cooperjovem. O objetivo do evento é tratar de assuntos como metodologia, formação de instrutores e panorama de realizações estaduais e, ainda, confecção de material didático. O evento está ocorrendo na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e termina amanhã no fim do dia.
A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, fez abertura do evento. “O Cooperjovem é um programa extremamente importante para o Sistema OCB, pois ele insere o cooperativismo no dia a dia dos jovens brasileiros. Sua metodologia passou por uma reformulação e a experiência de vocês será relevante para o desenvolvimento das atividades de agora em diante”, comenta Karla.
O encontro nacional faz parte das atividades do Cooperjovem. As unidades estaduais representadas são: ES, CE, GO, MS, PA, PE, PI, PR, RJ, RN, SC, SP e TO. É importante destacar que os estados do Ceará, Espírito Santo e Rio de Janeiro ainda não possuem turmas do programa, mas têm a intenção de, em breve, implanta-las.
O Cooperjovem é um programa do Sistema OCB desenvolvido há 14 anos e que integra as ações da Gerência de Promoção Social e está na Diretriz de Promoção Social do Sescoop. Seu objetivo é disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas.
Desenvolvido em cooperativas educacionais e escolas de todo o Brasil, por meio de atividades educativas baseadas nos princípios, valores e virtudes cooperativistas, o Cooperjovem reforça o quinto e o sétimo princípios do cooperativismo, respectivamente: Educação, Formação e Informação e Interesse pela Comunidade.
A ideia é viabilizar a transformação e o aprimoramento da prática educativa a partir da cultura da cooperação. Neste contexto, o Sescoop estruturou o programa de forma a proporcionar à comunidade escolar uma reflexão sobre sua realidade que possibilite uma mudança comportamental pautada na educação cooperativa.