Cooperativas de Saúde e Crédito apresentam resultados de projetos do Programa de Qualificação e Desenvolvimento de Cooperativas

Na última sexta-feira, 14, executivos participantes do Programa de Qualificação de Executivos e Desenvolvimento de Cooperativas de Crédito e Saúde do Amazonas e participaram de um Workshop para apresentar os resultados do programa. O evento aconteceu na Sala de Treinamentos do Sistema OCB/AM.

O Superintendente do Sistema OCB/AM, Adriano Trentin Fassini, abriu o evento fazendo uma retrospectiva das ações do Programa, destacando as missões técnicas realizadas pelos participantes para conhecer boas práticas em cooperativas de destaque no cenário nacional. Em seguida o presidente José Merched Chaar parabenizou os executivos e suas equipes pelo empenho e pela qualidade dos projetos implementados em suas cooperativas. Agradeceu e parabenizou também os consultores Leoney Miranda e Welton Nascimento, da Ícone Consultoria, que executou todas as ações dos 03 módulos.

Dividindo-se em 03 módulos, o programa iniciou com oficinas de avaliação (pelas cooperativas) da sua estrutura de negócio e da cadeia produtiva em que está inserida, com capacitação para desenvolver nos participantes, habilidades para pesquisar e prospectar mercado, avaliar riscos e identificar potencialidades. Na sequência, os participantes tiveram a oportunidade de identificar e conhecer boas práticas e oportunidades de parcerias e intercooperação através de seminários e workshops, além de viagens de estudo para conhecer as boas práticas que mais se identificaram com suas demandas identificadas no primeiro módulo. Como produto principal do Programa, foram elaborados e implementados, com apoio de consultoria especializada, projetos e planos de negócios que nortearam a atuação dos executivos na expansão dos negócios das cooperativas, tendo a implementação assistida durante 6 meses pelo Sescoop/AM, através da Ícone Consultoria.

Segundo o Presidente da Coopsebram, Carlos Fábio de Souza, a vivência e o acompanhamento dos consultores foi de extrema importância para que os resultados do programa tenham sido positivos e avaliou ainda: “O grande desafio é fazer com que nosso cooperado saiba quais são os projetos e como funciona a nossas cooperativa. Agradecemos e parabenizamos o Sistema OCB/AM pela qualidade do Program e pela grande parceira.” frisou Fábio.

O Diretor Operacional do Sicoob Credeempresas – AM, Almir Pennafort, considerou bastante positiva a experiência do programa, uma vez que se pôde conseguir uma integração muito significativa com o sistema cooperativista em todas as esferas, assim como um trabalho efetivo, dinâmico e extremamente produtivo na cooperativa com a implementação do projeto de expansão.

A Diretora do Sicoob Manaus, Maria Elizabeth Castro, o projeto gerado através do programa de qualificação, ajudou a aprimorar o modelo de gestão da Cooperativa. “Com o nosso novo modelo de gestão, baseado nos projetos estipulados, poderemos mensurar os resultados positivos, os nichos que podemos alcançar, conhecer e avaliar qualitativamente o nível dos nossos cooperados, possibilitando oferecer nossos produtos e serviços de forma mais efetiva e identificada com suas necessidades e demandas”, destacou.

Já o consultor do Programa, Leoney Miranda destacou o desafio de executar o Programa, pelo fato de o mesmo mesclar aprendizado com ação. “Acho que conseguimos cumprir com o que foi dado como desafio pra nós como consultores/instrutores. As cooperativas também conseguiram alcançar os resultados que elas estavam almejando e podem alcançar muito mais. Portanto, o resultado foi altamente positivo, uma vez que elas podem continuar investindo, inovando e crescendo no mercado” , destacou Miranda.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação Sistema OCB/AM

Conteúdos Relacionados