Lançamento estadual do Dia de Cooperar reúne cooperativas paulistas no Sescoop/SP

A edição de 2018 do Dia de Cooperar (DIA C) foi lançada em São Paulo no último dia 29 de março. O objetivo do evento foi orientar as cooperativas sobre as inscrições, oportunizar a troca de experiências e contribuir para a potencialização dos resultados dos projetos.

Analistas de Projetos Culturais do Sescoop/SP e responsáveis pela campanha do Dia C em 2018, Nilza Lopes e Silvia Rodrigues iniciaram a apresentação das novidades do Movimento Dia de Cooperar e destacaram a importância do projeto, principalmente após o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU. Também foram apresentados resultados dos anos anteriores e dicas para criação, efetivação e mensuração da ações, além de detalhes sobre o projeto nesse ano, como datas, prazos e funcionamento do site.

Uma das novidades em São Paulo é que nesse ano também houve lançamentos do Dia de Cooperar em algumas cidades do interior do estado, como Marília, Ribeirão Preto e Piracicaba. Segundo Nilza Lopes, os lançamentos regionais foram importantes para buscar a potencialização das ações das cooperativas e para que elas se sintam próximas do Sescoop. "Foi muito boa essa aproximação com as cooperativas das regiões onde realizamos os lançamentos. Assim pudemos ajudar com mais efetividade o fortalecimento dos seus projetos e transmitir melhor as informações importantes sobre o Dia C", conta Nilza.

Na dinâmica de grupo, os presentes foram divididos em 4 equipes e cada uma ficou com 4 ODSs. Os grupos precisavam identificar quais metas apresentadas se encaixavam nos objetivos da agenda 2030 da ONU que possuíam. Silvia Rodrigues explicou que o objetivo da dinâmica é introjetar os ODSs e as metas nos participantes, auxiliando-os a identificá-los em seus projetos, além de poder suscitar novas ideias. "Separamos 16 ODSs para os participantes trabalharem, só deixamos de fora o décimo sétimo, o 'parcerias', porque é o que permeia todos os outros e é condição 'sine qua non' para que eles possam ser realizados", completa.

Todos os participantes tiveram oportunidade de apresentar seus cases ou projetos durante o lançamento. Um dos cases foi o projeto das cooperativas Cogem, Coop, Sicredi Vale do Piquiri, Uniodonto ABC e Credibasf, em parceria com o poder público, representado pela Fundação Criança de São Bernardo do Campo. O projeto, que busca levar ações de acesso à cultura, lazer e esporte para a comunidade local, já está alcançando novos objetivos.

Em conversas entre as cooperativas e a Fundação Criança, foi diagnosticada uma necessidade de combate ao desemprego e de se apresentar às crianças da região maiores perspectivas para seus futuros no mercado de trabalho, conforme explicam Priscila Hernandez, analista de marketing da Cogem e Claudia Bonatti, assessora de comunicação e programas sociais da Sicredi Vale do Piquiri. "Nesse novo projeto, pretendemos levar à fundação e às escolas da região representantes das nossas cooperativas e outros profissionais, para apresentar seus trabalhos em palestras educativas e preparatórias com o objetivo de despertar vocações nos jovens", conta Priscila. "Em cidades onde tem sido fechadas vagas de trabalho nas indústrias locais, é muito importante abrirmos o leque de opções para que esses jovens possam escolher outras possibilidades de trabalho e até a possibilidade de empreender", completa Claudia.

Conteúdos Relacionados