Diretriz Nacional de Comunicação é apresentada a profissionais do Sistema OCB
Mais de 40 assessores participaram de encontro na sede do Sistema OCB, em Brasília
Brasília (10/11) – Profissionais que atuam na área de comunicação de 23 unidades estaduais, mais o Distrito Federal, participaram, em Brasília, do Encontro de Comunicadores do Sistema OCB. O grupo técnico conheceu e debateu a Diretriz Nacional de Comunicação, cujo objetivo é servir como norteador das ações tanto no âmbito nacional quanto estadual, visando ao fortalecimento do cooperativismo brasileiro.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, destacou o papel importante da comunicação social nos posicionamentos estratégicos do movimento cooperativista nacional. “A área de comunicação é fundamental para o desenvolvimento do setor, na medida em que se torna uma ferramenta vital de divulgação e, mais ainda, de defesa dos interesses das nossas cooperativas. É com muita união, transparência e diálogo que vamos alcançar o objetivo de tornar o cooperativismo reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados até 2025”, comenta Nobile citando a visão do Planejamento Estratégico do Sistema OCB.
A Diretriz Nacional foi apresentada pela gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke. Ela explicou que o documento foi elaborado pelos integrantes do Conselho de Comunicação, com apoio da empresa de consultoria Macroplan. “Essa diretriz leva em consideração as características regionais, apresentadas pelos conselheiros e pretende ser uma grande ferramenta de melhoria do nosso trabalho, com vistas à consolidação da marca sistêmica”, comenta a gerente.
Segundo ela, o Conselho de Comunicação, formado pela Diretoria e por profissionais que representam as regiões do país, entende que é essencial que a comunicação seja trabalhada de forma estratégica e planejada, pois fortalece a identidade do Sistema OCB e melhora o relacionamento com seus públicos. Uma comunicação melhor permitirá que a sociedade reconheça os diferenciais do cooperativismo e se identifique com os princípios do setor.
Para se chegar às linhas da Diretriz, foram realizadas pesquisas via web e presenciais, coletadas informações nos fóruns regionais de comunicação, no Congresso Brasileiro do Cooperativismo e, por meio dos questionários enviados a cooperativas indicadas pelo Conselho. Com isso, as áreas de comunicação têm, diante de si, quatro grandes desafios a serem superados:
1 – Ampliar o conhecimento que a sociedade tem do cooperativismo e seus princípios e valores;
2 – Integrar e alinhar a comunicação e o discurso institucional;
3 – Respeitar as diversidades do cooperativismo e suas instituições;
4 – Aumentar o reconhecimento que a sociedade possui em relação ao papel do Sistema OCB.
MAPA – De acordo com o documento, a superação desses desafios será a base do Mapa Estratégico da Diretriz, que pretende:
1 – Consolidar a imagem do cooperativismo como um bom negócio;
2 – Despertar e fortalecer o orgulho de ser cooperativista;
3 – Ampliar o grau de conhecimento sobre os diferenciais do cooperativismo;
4 – Alinhar a comunicação e o discurso institucional do Sistema OCB;
5 – Promover as instituições que compõem o Sistema OCB e seus papeis.
PORTAS ABERTAS – No primeiro dia do encontro (6/11), os comunicadores participaram do projeto Portas Abertas, realizado pela Gerência de Relações Institucionais do Sistema OCB. Além de conhecer a estrutura e o funcionamento das três casas – OCB, Sescoop e CNCoop – os técnicos da comunicação social também ampliaram seus conhecimentos a respeito do Congresso Nacional, onde foram o foco de uma visita guiada. O grupo conheceu ainda a área de comunicação da Embrapa, sua editora de livros técnicos e os estúdios de programas de TV e rádio.