Trabalhos acadêmicos

Título
Relações Entre Satisfação E Desempenho Dos Alunos De Graduação Em Ciências Contábeis
Autores
  • Isaac de Souza Lobo
  • Leonardo Flach
  • Jonatas Dutra Sallaberry
Ano da Publicação
2019
Idioma da Publicação
Português
Revista Publicada
4º Congresso de Gestão e Controladoria da Unochapecó
Resumo
Os discentes são muito diversos; cada um com um objetivo distinto, com foco num segmento profissional, com características e valores diversos. Em contrapartida, os discentes são expostos às distintas atividades, como iniciação científica, projetos, atividades de extensão, além da sala de aula tradicional. Diante disso, a proposta objetivou analisar o desempenho do estudante com a sua satisfação e os determinantes dos modelos empregados. Para isso, foi realizada uma pesquisa com acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa. Para isso, foi utilizado instrumento de coleta aplicado com os construtos Envolvimento do Professor, Interesse do Estudante, Interação Estudante-Professor, Demandas do Curso, Organização do Curso – fundamentados por Paswan e Young (2002) –, Satisfação Geral, incluída por Vieira et al. (2008), e Desempenho. Como método, optou-se pela utilização da modelagem de equações estruturais em função da possibilidade de estimar várias equações múltiplas distintas de forma simultânea e que se relacionam entre si. Os resultados evidenciam para a amostra que tão somente o Interesse do Estudante está relacionado com a Satisfação, sendo que outras relações esperadas não foram passíveis de aceitação, como do Desempenho com a Satisfação e com o Envolvimento do Professor.
Desempenho
Discente
Ensino
Professor
Satisfação