Trabalhos acadêmicos
Título
O Papel Dos Valores Utilitários E Hedônicos No Comportamento Contínuo Dos Usuários De Cupom De Desconto
Autores
- Alice Chaves
- Leonardo Flach
- Jonathan Dutra Sallaberry
Ano da Publicação
2016
Idioma da Publicação
Português
Revista Publicada
XII CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os determinantes da intenção e do comportamento de uso de cupons de desconto online, por meio da Teoria Unificada da Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT2). O modelo examinou os determinantes da expectativa de desempenho da teoria, expectativa de esforço, influência social, condições facilitadoras, motivação hedônica, valor e hábito para verificar a capacidade e explicação da consistência da intenção e do comportamento de uso do cupom. Foi adotada uma abordagem quantitativa por meio de uma pesquisa, com um instrumento adaptado de Yang (2010) e Christino et al. (2019), validado por especialistas. Foi aplicado o método de Modelo de Equação Estrutural com uma amostra de 309 indivíduos. Os resultados não validaram a hipótese da influência da expectativa de esforço e da influência social, enquanto as outras variáveis foram validadas para explicar a intenção de uso, com condições facilitadoras, desempenho hedônico, valor percebido e hábito, e a expectativa de desempenho foi a variável com o maior coeficiente em relação ao uso pretendido. No entanto, ao analisar o comportamento de uso dos cupons, o determinante mais importante foi estatisticamente o hábito, e outras variáveis mostraram validade. Os resultados têm a possibilidade de contribuir para a teoria de discussões aplicadas ao comportamento do consumidor, bem como resultar em contribuições para a adoção da estratégia mais adequada e menor custo na abordagem aos indivíduos.