Unimed Vale do Aço lança Projeto Valor em Saúde com objetivo de fortalecer a Governança Corporativa

Imagem Destaque

2023
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vale do Aço Cooperativa de Trabalho Médico – Unimed Vale do Aço
262
153
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Governança
O Projeto Valor em Saúde é uma solução que garante a entrega de sustentabilidade para o sistema de saúde. Por meio dela é possível entregar mais segurança e qualidade assistencial para o paciente durante sua jornada hospitalar, dar maior acesso a população aos serviços de saúde, bem como reduzir os desperdícios. Consiste no que é mais importante para os pacientes: o estado de saúde que alcançam (resultados) e o preço pago por isso (custos). Portanto, prestadores, incluindo hospitais e médicos, e operadores do sistema de saúde devem se concentrar na geração de valor máximo para seus pacientes, ajudando-os a obter os melhores resultados possíveis e de maneira econômica; avaliando/ monitorando indicadores assistenciais de valor e mérito, entregando “Valor” ao paciente e remunerando a Boa Medicina.

Contexto e desafios 

O Projeto Valor em Saúde foi implementado na cooperativa com objetivo de fortalecer a Governança Cooperativa, que se trata de um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão da cooperativa de modo sustentável em consonância com os interesses dos cooperados. Esse projeto visa ao engajamento do cooperado para entrega de assistência de qualidade ao beneficiário, visando fortalecer o pilar de acessibilidade e gestão do cuidado, proporcionando uma melhor experiência e reforçando o compromisso da Cooperativa em “Salvar Vidas”. 

Desenvolvimento e metodologia 

O projeto, inicialmente, envolveu toda a cooperativa, corpo clínico, lideranças administrativas e assistenciais para apresentação da metodologia e aplicação, bem como resultados esperados. Foi realizada capacitação da equipe multidisciplinar (Recursos Próprios e Operadora) e, posteriormente foram realizadas reuniões de alinhamento com áreas de apoio para implementação do Projeto com a parceria da IAG Saúde (Recursos Humanos / Comunicação / Relacionamento com Cooperado / Tecnologia / Governança Clínica). E, por fim, foi estruturado o Escritório do valor para gerenciamento dos processos e análise dos dados da performance assistencial. 

O Escritório do valor é composto pelo Gerente do Valor em Saúde e pelo Analista do Valor em Saúde; que trabalham em conjunto com a Governança Clínica para definição das diretrizes e métricas a serem seguidas / monitoradas pelo Projeto. 

Foram realizadas reuniões de alinhamento entre o Escritório do Valor e a Governança Clínica para definições dos indicadores de monitoramento das Unidades Assistenciais, bem como as metas a serem atingidas pelos cooperados que aderissem ao Projeto e a validação pela Alta Gestão. 

Após a definição dos indicadores, foi realizada a compilação dos dados para Ficha técnica de cadastro na Plataforma Calculadora Valor em Saúde (IAG), onde foram definidos os Coordenadores que avaliarão a performance de sua equipe, as especialidades (Unidades Assistenciais) integrantes do Projeto, as definições de indicadores dentro dos Índices (Vetores de desempenho – Valor e Mérito), o peso dos índices, as dimensões (perspectivas) avaliadas no projeto e o peso das dimensões, bem como os indicadores de cada dimensão e o seu respectivo peso, além da meta de cada indicador. 

Exemplo – Indicadores de Elegibilidade: 

 

 

 

Em paralelo, foram realizadas divulgações do Projeto por meio dos canais de comunicação direta com o Cooperado – RC Cooperado (e-mails marketing, mensagem e vídeos).  

Foi definido o período de adesão do cooperado ao Projeto para o 1º ciclo (excepcionalmente nesse Ciclo foram englobados os resultados dos meses de agosto a dezembro de 2023), os demais ciclos do Projeto terão a periodicidade trimestral. 

Também foi aplicado o termo de adesão a todos os cooperados, elencando critérios de adesão e permanência, bem como os objetivos assistenciais esperados e as regras de pagamento da bonificação. 

Após a adesão do cooperado e definidas as equipes de trabalho/unidades assistenciais onde o cooperado atua, foi realizado o cadastro na Plataforma Calculadora de Valor, para monitoramento da performance, ou seja, caso o cooperado atue no pronto atendimento e rede assistencial, terá indicadores específicos de cada área/equipe para que seja lançado o resultado obtido do indicador no mês avaliado e encaminhado a IAG para geração da performance (Indice de Valor e Mérito). 

Além da calculadora de valor, foi desenvolvido um painel de Bi (sistema Weknow) para lançamento da performance individual dos cooperados integrantes no projeto, atrelado à produção obtida no período avaliado para geração do cálculo de Bonificação: 

1º ciclo: Até 10% sobre a produção de Honorários Médicos Unimed Vale do Aço. 

2º ciclo: Até 10% sobre a produção de Honorários Médicos Unimed Vale do Aço e até 20% sobre a produção de Procedimentos Cirúrgicos Unimed Vale do Aço devidamente faturada e apurada no trimestre, de acordo com os resultados apurados nos Indicadores de Qualidade Assistencial- IǪA estabelecidos no Projeto por cada especialidade / área de atuação. 

Em resumo, seguem as etapas a serem seguidas durante a implementação desse trabalho: 

1) Definição de indicadores; 

2) Captação / adesão do cooperado ao projeto; 

3) Cadastro nas equipes / Unidades Assistenciais; 

4) Compilação dos resultados e envio à Plataforma Calculadora de Valor; 

5) Análise dos indicadores / auditoria Plataforma Calculadora de Valor; 

6) Análise da performance do corpo clínico; 

7) Envio Produção para TI fazer o input dos dados no Weknow; 

8) Envio da Performance extraída da Plataforma Calculadora de Valor para TI fazer o input dos dados no Weknow; 

9) Solicitação de conferência dos valores pelas equipes Contas Médicas Recursos Próprios e Operadora; 

10) Extração do relatório de bonificação do Weknow pelo Contas Médicas - Operadora e envio para Gestão de Pessoas para apuração dos impostos – Pagamento via Pessoa Física; 

11) Conferência dos valores pela equipe do Contas Médicas – Operadora para envio ao setor financeiro; 

12) Efetuar o pagamento ao cooperado – Financeiro Operadora; 

13) Disponibilizar holerite no Portal do Cooperado – TI; 

14) Finalização do ciclo e análise do próximo. 

Todo trabalho do escritório do valor é avaliado pela Alta Gestão e Governança Cínica. 

Resultados e aprendizados 

Um dos principais objetivos do Projeto valor em Saúde, além de entregar assistência de qualidade aos beneficiários é a valorização dos Cooperados e da boa medicina, bem como engajá-los e fortalecer a rede assistencial e ambulatórios próprios. 

Em atendimento ao requisito do estatuto da cooperativa, um dos indicadores de elegibilidade visa atender no mínimo 18,33 consultas Unimed ou intercâmbio; para fortalecer o pilar de acessibilidade e gestão do cuidado. Com o início do Projeto Valor observou-se o aumento do volume de atendimentos dos Ambulatórios Próprios para consultas eletivas. 

Em resumo, houve um aumento de cerca de 11% consultas/mês nos Ambulatórios Próprios após a implantação do Projeto Valor; sendo que no período de Agosto à Dezembro/2023 a média de atendimento girava em torno de 4287 atendimentos/mês passando para uma média de 4762 atendimentos no período de Janeiro a Fevereiro/2024 na unidade de CE Ipatinga e 436 atendimentos/mês no período de Agosto à Dezembro/2023 passando para uma média de 520 atendimentos no período de Janeiro a Fevereiro/2024 na unidade de CE Timóteo. 

O Hospital Metropolitano e a Operadora Unimed Vale do Aço receberam o Prêmio IVSB – Indice Valor Saúde Brasil e se destacaram pela excelência nas linhas de cuidado. Um dos objetivos do Projeto agora é a manutenção desse prêmio para a unidade. 

Foi evidenciado ainda na Calculadora de Valor a “Performance geral da equipe” de 95,89%, sendo 95,18% de Performance por Valor Assistencial e 96,59% de Performance por Mérito Assistencial; o que demonstra uma efetividade no atingimento das metas instituídas no Projeto Valor, o engajamento dos cooperados e uma maturidade e qualidade a serem mantidas para o 2º ciclo. 

 

Com relação à bonificação, no 1º ciclo foram disponibilizados em torno de R$ 800 mil reais para 59% dos cooperados que aderiram ao Projeto Valor, o que mostra a qualidade assistencial dentro dos resultados obtidos na performance setorial e individual (Valor e Mérito) e que configura melhora na entrega assistencial e de valor aos nossos beneficiários. 

Para o 2º ciclo, com apoio do setor de tecnologia, o objetivo agora é automatizar os indicadores para análise e transparência nos resultados. 

Abaixo segue um depoimento do Dr. Jose Roberto Batista, médico cooperado, integrante do corpo clínico da Unidade de Terapia Intensiva e Diretor Técnico do Hospital Metropolitano Vale do Aço: 

“O que médicos sempre buscam em sua carreira profissional é poder desempenhar seu trabalho com qualidade técnica, com condições e remuneração adequadas. O trabalho médico cooperativo enseja alcançar esses objetivos, em contraposição às condições impostas pelo mercado de trabalho em saúde. O Projeto Valor vem se apresentar como estratégia para aglutinar esses princípios em favor de oferecer valor em saúde para nossos pacientes, utilizando, para esse fim, ferramentas consolidadas na gestão em saúde e difundidas no ambiente cooperativo”. 

Contato da Cooperativa 

indiara@unimedvaledoaco.coop.br 

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Consectetur adipiscing elit. Suspendisse fermentum quam ut efficitur scelerisque. Ut ultricies diam vitae risus mattis finibus. Sed nibh ante, commodo ut est a, fermentum consectetur purus.Integer lacinia elementum ligula, at egestas elit volutpat sed.

Phasellus maximus ornare porttitor. Morbi non malesuada mauris. Integer elementum, arcu ut tristique consequat, ligula ipsum tristique risus, sit amet pulvinar dolor orci vitae lorem. Praesent in nisl in sapien tristique ultrices a eu enim. Maecenas aliquet, tortor vitae tristique auctor, metus tortor semper arcu, in commodo magna ligula vitae felis

Veja mais

Sicredi Sudoeste MT/PA valoriza e promove o desenvolvimento das pessoas da “melhor idade”
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Sudoeste MT/PA valoriza e promove o desenvolvimento das pessoas da “melhor idade”

O Programa Geração Diamante tem como premissa captar pessoas do público “melhor idade”: 55 anos ou aposentados dentro das três esferas: demográfica, cognitiva e experiencial, para promover a diversidade na agência/setor. Oferendo as mesmas oportunidades para pessoas distintas, respeitando as diferenças e promovendo recolocação no mercado de trabalho.

Museu do Sicoob Credialto resgata história do cooperativismo
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Museu do Sicoob Credialto resgata história do cooperativismo

Desde a fundação da cooperativa, o presidente do Sicoob Credialto almejava criar um museu. A ideia ganhou corpo em 2011 e o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo foi inaugurado no ano seguinte, contando a história da cooperativa e do cooperativismo.

Unimed Vale do Aço cria diagnóstico para resolver problemas em processos
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Vale do Aço cria diagnóstico para resolver problemas em processos

Em 2016, a nova diretoria executiva da Unimed Vale do Aço desenvolveu o projeto Diagnóstico Situacional Organizacional (DSO). Com a ajuda da gerência de Qualidade, o objetivo é corrigir problemas em processos que já foram implementados pela cooperativa.

Com Programa de Compliance, Unimed-BH aprimora processos de governança
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com Programa de Compliance, Unimed-BH aprimora processos de governança

Com seu Programa de Compliance, a Unimed-BH se atualiza diante das novas demandas legais, regulatórias e éticas no mercado de planos de saúde. Iniciado em 2014, o projeto atua para assegurar boas práticas e estimular a integridade nos negócios. O programa passa por revisões anuais e engloba todas as áreas da cooperativa.

Premiado