Histórias e jornalismo: um caminho para conquistar cooperados
A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de “Melhores do Ano” – um reconhecimento à criatividade, à visão estratégica e aos resultados obtidos, com reflexo nas pessoas e comunidades onde estão inseridas.
Em 2022, na 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, houve novo recorde de inscrições: foram 787 cases enviados por 431 cooperativas de todo o Brasil. Elas concorreram ao troféu de melhores do ano em seis categorias: Comunicação e Difusão do Coop, Coop Cidadã, Desenvolvimento Ambiental, Fidelização, Inovação e Intercooperação.
Este é o maior prêmio do cooperativismo brasileiro, criado justamente para destacar os melhores projetos desenvolvidos pelo coop em áreas estratégicas para o fortalecimento do nosso movimento”, explica Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB.
Na visão de Tania, a premiação ganhou o coração das cooperativas justamente por avaliar os benefícios gerados pelo coop para os cooperados e para a comunidade. “Cooperativismo é isso: buscar o desenvolvimento sustentável de todos, sem jamais esquecer de colocar a felicidade e o bem-estar das pessoas em primeiro lugar “, ressalta. A superintendente explica que um segundo objetivo do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano — tão importante quanto reconhecer a pujança do coop brasileiro — é divulgar projetos que possam ser replicados com sucesso por outras cooperativas. “Boas práticas existem para serem replicadas. Ao compartilhar as iniciativas das Melhores do Ano, estamos fomentando a intercooperação e trabalhando para melhorar os resultados de todo o cooperativismo”, finaliza.
FICHA TÉCNICA
Cooperativa: Sicoob Cocred (SP)
Ramo: Crédito
Projeto: Jornada do Cooperativismo
Indicadores de desempenho:
- 4 milhões de pessoas impactadas pelas mensagens da campanha nos seguintes canais de TV: EPTV e TV TEM (afiliadas da Rede Globo), SBT, Rede Record, TV Clube (afiliada Band) e Globo News
- 399 mil acessos às matérias e textos publicados pela cooperativa no GSHOW, G1 e Portal A Cidade ON
- 97 mil pessoas ouviram a série jornalística “Especial Cooperativismo”, veiculada na rádio CBN e na plataforma de streaming Spotify.
A melhor forma de divulgar o cooperativismo é mostrando o impacto que ele gera na vida das pessoas. O Sicoob Cocred partiu dessa premissa para criar o projeto Jornada do Cooperativismo, uma campanha que impactou 4 milhões de pessoas das regiões de Sertãozinho, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Franca e Marília, onde a cooperativa atua e mantém postos de atendimento. Os públicos prioritários eram jovens de até 25 anos (cooperados em potencial) e os responsáveis pelas decisões de compras dentro de uma família (normalmente, as mulheres).
Consciente de que cada mídia tem sua própria linguagem e objetivo, o Sicoob Cocred investiu em diferentes produções audiovisuais. No rádio, optou-se pela produção de uma série jornalística de 10 episódios sobre cooperativismo, veiculada nos programas Manhã CBN e Giro CBN. Os podcasts da série foram disponibilizados no portal da rádio CBN e na plataforma Spotify.
Na televisão, houve produção de matérias jornalísticas exibidas no jornal EPTV 1 e no programa Mais Caminhos. Também foi colocada no ar a minissérie “Cooperativismo e Impacto Social”, com quatro episódios, divulgada na internet e também nos seguintes canais de televisão: Band, Record, SBT, Globo e Globo News.
Por fim, o Sicoob Cocred patrocinou a veiculação de matérias sobre o cooperativismo no GSHOW, G1 e no site A Cidade ON.
Estou no Cocred há mais de 40 anos e sempre levantamos a bandeira do cooperativismo, mas com foco no nosso negócio. Por isso, era um desejo realizar uma campanha como essa, abrangente, que levasse à população os benefícios do cooperativismo em todos os setores. Ficamos muito satisfeitos com os resultados e recebemos feedbacks positivos dos gerentes, contando sobre pessoas que nos procuraram, após assistir à minissérie ou reportagens na TV, ou mesmo ouvir a série no rádio”, explica o diretor geral do Sicoob Cocred, Antonio Claudio Rodrigues.
O sucesso da campanha também pode ser medido pelo depoimento de Edson de Oliveira, um aposentado que se associou à cooperativa após ser impactado pela minissérie produzida pela cooperativa.
“Quando ouvia falar de cooperativa, sempre vinha a minha mente o trabalho de reciclagem, de coleta seletiva. Não tinha ideia de quantas cooperativas existem no Brasil, de todos os setores onde elas estão, nem da força que elas têm. Nunca havia parado para pensar que o convênio médico é uma cooperativa, que o presunto vendido no mercado vem de uma cooperativa, nem sabia das vantagens de ser associado a uma cooperativa de crédito, em vez de ter uma conta em banco. Foi uma série bastante elucidativa”, comemora.
Esta matéria foi escrita por Lílian Beraldo e está publicada na Edição 40 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação