Encontro de Comunicação debate Assessoria X Redação
Para Faria o jornalista que atua em uma assessoria deve, em primeiro lugar, conhecer o seu público: ”precisamos saber quais são as demandas do nosso leitor”. O assessor deve aceitar a imprensa como agente de controle da qualidade e representante do cidadão e do consumidor. Além disso, é importante que o profissional esteja conectado com os acontecimentos políticos e econômicos e tenha capacidade de analisar o potencial que cada assunto tem para virar notícia. Falou da importância de medir o retorno das ações de comunicação para que se tenha um retorno do trabalho que foi realizado.
Do outro lado, Suely Caldas – comentarista e analista econômica e política do jornal O Estado de São Paulo, que enfocou o tema, sob o ponto de vista do profissional que trabalha na redação. Suely iniciou sua palestra afirmando que a economia é a base do funcionamento de uma sociedade e que, portanto, é fundamental que os assessores de imprensa entendam seus mecanismos básicos para que saibam lidar melhor com questões cotidianas. A autora do livro Jornalismo Econômico (Editora Contexto) ressaltou que os assessores devem estar atentos aos acontecimentos que podem se tornar manchetes de jornais. Ela relatou experiências pessoais das emoções provocadas pela apuração de grandes reportagens econômicas, para traduzir aos participantes o dia da redação.
O evento encerrou às 17h com trabalhos em grupos que discutiram a Campanha Institucional para 2007 e o Prêmio Cooperativa do Ano.
"